Conferências com Ministérios Públicos em Cabo Verde debatem o combate aos cibercrimes

Arquivo: Encontro de Procuradores Gerais.

Da redação

Duas conferências realizadas na Cidade da Praia, em Cabo Verde, debateram o combate aos cibercrimes. Os eventos ocorreram nos dias 11 e 12 de abril e reuniram membros dos Ministérios Públicos dos países de língua portuguesa.

Do Brasil, a procuradora da República Fernanda Domingos, coordenadora adjunta do Grupo de Apoio sobre Criminalidade Cibernética da Câmara Criminal (GACC/2CCR) do MPF, participou das conferências.

Durante a “Conferência Internacional Luta contra o Cibercrime – Os Ministérios Públicos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa no Contexto Global”, a procuradora da República falou sobre os desafios da prova eletrônica e apresentou experiências de sucesso do MPF em investigações criminais e provas digitais.

“É uma importante troca de experiências com outras nações. Nós mostramos o trabalho feito pelo MPF tanto na internet, quanto na deep web, apresentando novas ferramentas e técnicas de investigação que podem ser aplicadas em outros países para combater o cibercrime”, avaliou Fernanda.

O Fórum Cibercrime foi constituído em 2016 e tem o objetivo de compartilhar informações entre Ministérios Públicos lusófonos sobre cibercriminalidade.

A reunião deste ano foi a segunda realizada pelo Fórum que conta com os pontos de contato dos países da CPLP e debateu, entre outros temas, políticas de combate à desinformação e fake news, além dos demais crimes cometidos com o auxílio das tecnologias e das redes de informação e comunicação, bem como estratégias para melhorar a capacitação dos procuradores e suas equipes e a cooperação entre si.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend