Concurso de Design e Multimídia da Universidade de Coimbra é voltado aos países de língua portuguesa

Depois de pedidos de brasileiros para alargar o prazo de participação, o Brevemente passa a aceitar participações até 8 de Abril.

 

Mundo Lusíada

CoimbraAcontece em Portugal a 4ª edição do Concurso Universitário Internacional de Design e Multimídia Brevemente, dirigido às comunidades universitárias dos países de expressão portuguesa, promovido pela Universidade de Coimbra e outras entidades.

O Centro de Estudos Cinematográficos da UC pretende estimular a criatividade nas comunidades dos países de língua oficial Portuguesa e premiar novos valores no design e multimídia no meio acadêmico lusófono. A universidade pretende reconhecer, antes da graduação, o valor artístico e profissional dos participantes.

Os trabalhos submetidos serão pré-selecionados por um comitê antes de serem avaliados pelo júri. As categorias a concurso são Informação, Livre, Social e Tipografia. O trabalho que melhor refletir o tema “REDES” será distinguido durante a XVI Semana Cultural da Universidade de Coimbra.

Na categoria Livre pode se candidatar todo o tipo de obras e formatos. No Social, trabalhos de informação e mobilização sobre os problemas sociais. Em Tipografia, serão premiadas as melhores peças de design com ênfase no trabalho tipográfico, formato estacionário ou multimídia. Em Informação, serão valorizadas as características comunicativas podendo ser infografias, sinaléticas, cartazes informativos ou outros tipos de trabalhos informativos.

A nova edição do concurso quer superar o sucesso das últimas edições, que teve mais de 65 trabalhos em inscritos por edição e uma taxa de rejeição acima dos 70%, reflexo de um acréscimo na qualidade e no número de participações.

O juri conta com reconhecidos especialistas na área do design e comunicação: Alice Geirinhas, ilustradora, cineasta, artista e Professora na Universidade de Coimbra, Clara Almeida Santos, Vice-Reitora para a Cultura e Comunicação na Universidade de Coimbra, Lizá Ramalho, designer do atelier R2 e Professora na Universidade de Coimbra, Luís Moreira, docente no Instituto Politécnico de Tomar, e José Bártolo, Professor Coordenador da ESAD de Matosinhos e Professor Convidado na ESAD.CR nas Caldas da Rainha.

O concurso acontece em três fases. Até 8 de Abril acontece a recepção dos trabalhos (inscrições pelo site). De 23 de Abril a 8 de Maio, exposição dos trabalhos selecionados, na Sala do Carvão, Casa das Caldeiras da Universidade de Coimbra. Em 30 de Abril, acontece a Mesa Redonda “Da Universidade para o Mercado de Trabalho: Etapas, Desafios e Obstáculos”. A entrega e exibição dos Trabalhos Vencedores ocorre no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra.

Segundo a organização, depois de inúmeros pedidos para alargar o prazo de participação, na sua maioria de participantes brasileiros, para que os trabalhos sejam entregues em tempo útil, o Brevemente vai aceitar participações até 8 de Abril de 2014. Saiba mais em: www.brevemente.org.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: