Cabo Verde quer atingir meta anual de um milhão de turistas até 2020

Da Redação
Com Lusa

CaboVerde_40anosO Governo cabo-verdiano considerou que está “perfeitamente ao alcance” atingir a meta de um milhão de turistas anuais até 2020, mas para tal pede o envolvimento de todos.

A estimativa foi feita pela ministra do Turismo, Investimentos e Desenvolvimento Empresarial, Leonesa Fortes, no âmbito de um fórum sobre o turismo no país realizado na cidade da Praia, indicando que a meta consta do plano estratégico para o desenvolvimento do setor.

“A nossa meta é atingir um milhão de turismo até 2020 e é uma meta perfeitamente ao nosso alcance. Temos condições para o fazer”, sustentou Leonesa Fortes, pedindo envolvimento de todas as outras instituições com responsabilidade na matéria.

“Não apenas do Ministério do Turismo, mas todas as instituições são chamadas a assumir as suas responsabilidades para a promoção e desenvolvimento do turismo. Penso hoje ser consensual que o turismo é de facto o setor que vai permitir desenvolver Cabo Verde e arrastará outros setores para o desenvolvimento de Cabo Verde”, sublinhou, citada pela Inforpress.

Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) cabo-verdiano, em 2014 a hotelaria do país registou 539.621 hóspedes, correspondendo a uma diminuição de 2,3 por cento face ao ano anterior, menos 12.523 entradas.

Já as estatísticas do turismo e movimentação de hóspedes divulgadas segunda-feira pelo INE, indicam que de janeiro a junho deste ano os estabelecimentos hoteleiros cabo-verdianos registaram 278.888 hóspedes um aumento de 2,0% face ao mesmo período do ano passado.

O peso do setor do turismo no Produto Interno Bruto (PIB) de Cabo Verde é de cerca de 20 por cento, mas o Governo quer que haja contributo indireto no desenvolvimento de setores como a agricultura, bem como geração de mais empregos.

“Os estudos todos nos dizem que Cabo Verde tem um potencial grande, estamos no nível dos dez países que serão mais visitados nos próximos 10 anos e então temos que trabalhar neste sentido”, prosseguiu a governante, apontando a conquista do mercado dos Estado Unidos a e aprofundar da Alemanha, da Itália, entre outros.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: