Cabo Verde anuncia investimento de US$ 300 mi nos portos

Da Redação Com Lusa

O primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, anunciou no último mês um pacote de US$ 300 milhões para investir nos portos cabo-verdianos. Neves falava na inauguração do aeroporto internacional de São Vicente, que passa a receber voos do exterior, depois de ter estado três anos em obras de ampliação.

Sem especificar a proveniência dos investimentos previstos para os portos, ele declarou que o governo está neste momento firmando parcerias para a construção do porto de águas profundas de São Vicente.

Neste sentido, o ministro cabo-verdiano de Estado e das Infra-Estruturas, Transporte e Telecomunicações, Manuel Inocêncio, disse que o Aeroporto de São Pedro, vai facilitar um outro grande objetivo do governo que é fazer de São Vicente uma base de pesca internacional que permita a exportação de pescado fresco para a Europa.

O aeroporto internacional, segundo o governo, deverá apoiar a transformação do Mindelo num centro de negócios, incluindo o transbordo de contêineres no Porto do Mindelo, estruturas de logística para a pesca e abastecimento de navios que operam nesta zona do atlântico.

O premiê lembrou ainda que em 2001, quando assumiu o governo do país, decidiu construir um Cabo Verde moderno e transformá-lo num centro internacional de prestação de serviços, sendo que era para tanto necessário uma economia da cultura, mais água e energia e desenvolver o turismo.

As obras de transformação do aeródromo de São Pedro duraram três anos e ficaram concluídas em finais do ano passado, com um custo final estimado em cerca de três milhões de contos cabo-verdianos.

Incluíram trabalhos de remoção de dois montes no extremo norte da pista, desvio da estrada nas imediações do aeroporto, trabalhos de extensão e alargamento da pista e construção de parque de estacionamento de viaturas.

O novo terminal, que entrou em funcionamento em setembro do ano passado, ocupa uma área de 11 mil metros quadrados, distribuída por três pisos, com capacidade para acolher 500 passageiros/hora.

A pista do aeroporto de São Pedro está, assim, apta para acolher aparelhos com o Código de referência 4D da Organização da Aeronáutica Civil Internacional (OACI), que equivale a Boeing B737 e B757 e Airbus 310, 319 e 321.

Com a inauguração, Cabo Verde passa a dispor de quatro aeroportos internacionais, designadamente nas ilhas do Sal, Boa Vista, São Vicente e Santiago (Cidade da Praia).

Deixe uma resposta