Brasil vai sediar Jogos dos Países de Língua Portuguesa

Da Redação

O Rio de Janeiro será palco da 6ª edição dos Jogos Desportivos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O evento acontecerá de 26 de julho a 1º de agosto e contará com a participação de cerca de 700 atletas representantes dos países integrantes da CPLP.

Os participantes representarão Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. As competições acontecerão na Escola de Educação Física do Exército, na Fortaleza de São João, na Urca, divulgou o Ministério brasileiro do Esporte.

A cada dois anos, um dos países integrantes da Comunidade fica responsável por sediar os jogos que acontecem desde 1992. No Brasil o evento é uma realização da Secretaria de Alto Rendimento do Ministério do Esporte em parceria com a Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE).

O campeonato estava programado para acontecer no Brasil ano passado, fato que não ocorreu por causa da realização dos Jogos Pan e Parapanamericanos Rio – 2007. O Ministério do Esporte sugeriu que os jogos da CPLP fossem adiados para este ano.

Serão sete dias de competição na capital carioca. As disputas envolvem as modalidades de handebol (masculino), basquete (feminino), futebol (masculino), tênis (masculino e feminino), vôlei de praia (masculino e feminino) e atletismo para portadores de deficiências visuais. Este ano não haverá competição de atletismo para cadeirantes.

Para competir o esportista deverá ter até 16 anos. No caso dos portadores de deficiências, a idade máxima para participar dos jogos é de 20 anos. Cada delegação poderá participar com até 93 integrantes, entre atletas, técnicos e dirigentes.

Esta é a terceira vez que o Brasil participa dos Jogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. A primeira competição foi em 2002, na capital angolana de Luanda. Quase 700 atletas estiveram reunidos participando das provas. A delegação brasileira sagrou-se campeã, conquistando maior número de medalhas: 21, sendo 15 de ouro, lembrou Djan Madruga.

Para Djan Madruga, além da importância de a juventude praticar esporte, os Jogos Desportivos da CPLP virão como mais um reforço para que o Brasil consiga mostrar mais uma vez todo seu potencial em sediar eventos esportivos de grande porte. “O Pan e o Parapan foram o termômetro para essa competência e agora temos adiante a Copa do Mundo de 2014 e esperamos sediar as Olimpíadas de 2016”, revela confiante.

Jogos da CPLP O Campeonato foi Instituído em 1990, por meio de Acordo Multilateral de Cooperação assinado em Lisboa pelos Estados de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. Na época o Brasil participou somente como observador. A iniciativa tinha como meta garantir o convívio desportivo entre as várias nacionalidades e fortalecer a comunidade de língua portuguesa.

Portugal acolheu a primeira edição dos jogos da CPLP em 1992. Guiné-Bissau sediou em 1995. A terceira edição deu-se em 1997 em Maputo, Moçambique. Cabo Verde organizou o quarto Jogos em 2002. A quinta edição ocorreu em 2005, em Angola.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Send this to a friend