Apoio do Banco Mundial a Cabo Verde ajuda 4 mil famílias

Da Redação
Com Lusa

O Governo cabo-verdiano anunciou que o financiamento de dez milhões de dólares (8,8 milhões de euros) pelo Banco Mundial, anunciado nesta quarta-feira, vai beneficiar diretamente 4 mil famílias de todos os municípios de Cabo Verde.

“São dez milhões de dólares para darmos dignidade às famílias e reduzir a pobreza extrema em Cabo Verde”, lê-se na nota do executivo cabo-verdiano, disponibilizada através da rede social Facebook.

O Banco Mundial e o Governo de Cabo Verde assinaram um acordo que prevê o financiamento ao arquipélago para projetos na área da inclusão social.

O financiamento do Banco Mundial incidirá nas políticas do Governo para a inclusão social, concentrando-se em duas estratégias principais: a expansão contínua do Cadastro Social Único e a implementação e expansão do Programa de Rendimento Social de Inclusão.

“As famílias cabo-verdianas vão ganhar mais oportunidades de inclusão produtiva, como a formação profissional, formação em gestão de pequenas empresas, apoio ao trabalho independente, serviços de extensão e acesso às oportunidades econômicas existentes nos municípios e ilhas onde vivem”, acrescenta o comunicado.

A presidir à cerimônia de assinatura deste acordo, o primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, referiu que “os impactos deste financiamento dirigido à expansão do Programa de Rendimento Social de Inclusão e de Inclusão Produtiva e ao reforço institucional serão significativos na redução da pobreza” no país.

O chefe de Governo disse que “reduzir a pobreza impõe intervir com eficácia para quebrar” o seu círculo vicioso e “evitar que ela se transmita de geração em geração”, destacando que “o instrumento mais potente para o efeito é a educação”.

Na mesma cerimônia foi assinado um acordo para a instalação de uma representação do Banco Mundial em Cabo Verde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend