Angola e Brasil reforçam laços de amizade e cooperação

De Portugal Digital

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Luanda – O presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, dá as boas-vindas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva

 

Os presidentes de Angola e do Brasil, José Eduardo dos Santos e Luiz Inácio Lula da Silva, respectivamente, deram importante passo no estreitamento das relações de amizade e cooperação entre os dois países.

Os acordos assinados em vários domínios, na quinta-feira 18 de outubro, em Luanda, com particular destaque para o aumento significativo da linha de crédito do Brasil para Angola, e a definição de programas de cooperação em áreas tão importantes como a saúde e o ensino, evidenciam o potencial de cooperação e de aprofundamento das relações econômicas, comerciais e institucionais entre os dois países.No discurso de boas-vindas ao Presidente Lula, José Eduardo dos Santos enfatizou os bons índices da economia angolana, que qualificou como “muito animadores”, em particular a queda da taxa de inflação, atualmente em torno de 12 %, e o crescimento econômico acima dos 18%.Também a cooperação em áreas como a produção de biocombustíveis, salvaguardando a segurança alimentar das populações, poderá tornar-se uma realidade. "A produção de biocombustíveis permitiria, em princípio, contribuir para o desenvolvimento econômico de muitas regiões do país, uma vez que é possível explorar a melhor alternativa de matéria prima existente em cada uma delas", disse o Presidente de Angola, quando discursava na abertura das conversações oficiais entre as delegações de Angola e do Brasil. O aumento, quase para o dobro, da linha de crédito foi também abordado no discurso presidencial. “É uma outra prova da disponibilidade que o Brasil sempre demonstrou de incrementar as relações comerciais com Angola, contribuindo para o seu desenvolvimento e para o aprofundamento de uma cooperação exemplar", disse José Eduardo dos Santos.

 

Eleições em 2008O Presidente de Angola afirmou ainda a consolidação da paz e da reconciliação, bem como a estabilidade política, possibilitam que as próximas eleições legislativas se realizem em 2008. Durante discurso pronunciado por ocasião da abertura das conversações entre Angola e o Brasil, José Eduardo dos Santos reafirmou a realização de eleições legislativas no país, no próximo ano, logo que concluído o registro eleitoral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend