Vindima típica lota Casa de Portugal com 700kg de uva

Vindima_GFCP2014

 

Por Vanessa Sene

O primeiro evento do Grupo Folclórico da Casa de Portugal de São Paulo foi uma típica Vindima em 29 de março, com folclore português, colheita e pisa das uvas, e a distribuição de pães e o famoso folar, sempre muito concorrido no palco da casa.
“Essa é uma tradição da casa, todo ano procuramos fazê-la, e este ano realmente está muito bonita, a casa cheia, eu e a diretoria toda contente com esse evento” disse o diretor do grupo Ernesto Lemos, que reuniu 700 quilos de uva para esta noite, entre as 500 cestas que foram distribuídas aos convidados e as uvas usadas na representação da vindima.
“O grupo da casa para mim é o melhor desse país, é uma maravilha” mencionou o presidente Antonio dos Ramos, citando que as tradições são sempre representadas e que este é o resultado de muitos ensaios e trabalho. “Eu gosto mais das músicas não cantadas, dá mais movimento” comenta.
“Há quem diga que eu não gosto de folclore. Quando eu cheguei aqui só havia folclore, e não era tão bom quanto agora. E agora temos folclore mas é menos, e muitos artistas e fado. Aqui temos que mostrar a cultura portuguesa. Se a Casa de Portugal não faz isso quem vai fazer?” disse o presidente citando ainda que tudo que é demais acaba enjoando, por isso a diversidade nas atrações.
 O convidado dessa noite foi o Rancho Folclórico Verde Gaio de Santos que esteve presente com 42 componentes, dançando de norte a sul de Portugal, com apresentação da Ana Maria.
O grupo folclórico da Casa de Portugal, que trouxe também apresentações de norte a sul, terá novidades para este ano, com projeto de um novo trabalho, que poderá ter lançamento no aniversário do grupo, no próximo mês de novembro.
“Começamos um ano com muitas apresentações, este mês foi praticamente todo final de semana, e em alguns no sábado e no domingo. Estamos já ensaiando para um novo DVD, e espero que saia este ano, se as pessoas nos ajudarem. Já está tudo encaminhado, agora só faltam os patrocinadores” disse o diretor do grupo.
 Logo_Galeria-de-ImagensErnesto Lemos ainda chamou atenção para o espaço disponível aos novos integrantes. “Sempre temos que ter jovens ensaiando porque em determinado momento alguém se afasta e precisamos estar mudando. A Casa de Portugal está aceitando novos componentes, jovens ou menos jovens, para participarem do grupo folclórico”. Aos interessados é só procurar informações na secretaria da casa através do telefone (11) 3273-5555.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: