Vereador de São Paulo presta homenagem à comunidade portuguesa da Freguesia do Ó

Da Redação

Pela segunda vez consecutiva, a Câmara Municipal de São Paulo presta homenagem à colônia portuguesa da Freguesia do Ó, atendendo a iniciativa do vereador Claudinho de Souza (PSDB).

A “2ª Sessão Solene Comemorativa à Imigração Portuguesa na Freguesia do Ó, nos 512 anos do Descobrimento do Brasil” acontece em 23 de abril, na Casa de Cultura da Freguesia do Ó – um reconhecimento às famílias imigrantes pela sua participação social, cultural e empreendedora no bairro da Freguesia do Ó e região.

A Freguesia do Ó é um dos três mais antigos bairros da Capital e o único que manteve o termo “Freguesia” em sua denominação, já que Freguesia vem do latim e quer dizer filhos da igreja – ou local que cresce ao redor da sua igreja – o mesmo que vila hoje. O termo é usado até hoje em Portugal.

O bairro foi colonizado pelos portugueses desde seu nascimento. Sua história foi iniciada em 1580 quando o bandeirante português Manoel Preto ganhou a sesmaria do Rei e implantou a sede de sua fazenda próxima às margens do rio Tietê.

O bairro foi se desenvolvendo no entorno da sua capela, mantendo as festas tradicionais trazidas de Portugal, como a Festa do Divino Espírito Santo, que existe até os dias de hoje.

“Os portugueses e suas famílias quatrocentonas, ou da última leva, da década de 50 para cá, são o foco principal desta homenagem, realizada, especialmente, pela Câmara Municipal de São Paulo, nos 512 anos do Descobrimento do Brasil” divulga a assessoria do vereador Claudinho de Souza.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: