Vasco da Gama encerra ano com folclore e homenagem

Vanessa Sene Mundo Lusíada

Fotos: Mundo Lusíada

O grupo espera novos trajes chegarem de Portugal, como o vestido pela ensaiadora do Vasco da Gama, vindo diretamente de Afife.

Na presença de um público médio de 300 pessoas, o Grupo Folclórico Vasco da Gama de Santos promoveu sua confraternização e último evento de 2007, com um almoço no Centro Português de Santos, domingo 16 de dezembro.

Durante o evento, Paulo Costa, o diretor do Vasco da Gama, grupo fundado há apenas três anos, disse estar conquistando a cada ano um número maior de apresentações. Paulo Costa apresentou os componentes, segundo sua descrição, sendo 80% família. Com 46 integrantes, eles contam com a participação de nove portugueses, sendo todo o restante de brasileiros. Entre eles, o “coração” do grupo. “Nada acontece sem amor, e o Paulo Costa é o coração do nosso grupo” garantiu, em meio a apresentação, a ensaiadora Luciana Costa.

Entre as danças de norte a sul de Portugal apresentadas nesta tarde pelo Vasco da Gama, estiveram o Fandango do Ribatejo, Pauliteiros de Miranda, Fandango Minhoto, e Comboio da Beira Baixa. Mas o evento não foi só folclore. Uma homenagem surpresa à ensaiadora, e esposa do diretor, fez o final da apresentação ser mais especial. Luciana Costa se emocionou ao receber dos componentes um buquê de flores, após a leitura de um texto elogiando o árduo e dedicado trabalho de pesquisa que a ensaiadora realiza, com “muita garra e força de vontade”.

“Eu não desconfiei de nada, achei um carinho imenso do pessoal”, disse Luciana ao Mundo Lusíada, ainda segurando as flores. “Não que eu espere algo em troca daquilo que eu faço, porque faço com muito amor, muito carinho, este é meu combustível. Mas o ‘cara lá de cima’ me mostrou que aqui tem gente de bom coração e que temos muitos amigos, que é o Vasco da Gama”, disse agradecida.

Diretor do Vasco da Gama, Paulo Costa, Armando (Viagens e Turismo), Vasco Frias, e Alexandre Monteiro (Portuguesa Santista).

O convidado Grupo Folclórico da Casa de Brunhosinho de São Paulo, esteve presente e foi apresentado pela Ana Maria. Além da demonstração do folclore, eles fizeram também um animado vira-livre ao final.

Chamou atenção ainda a presença de folcloristas de outros grupos atuantes na Baixada Santista, entre eles do Verde Gaio (Centro Português), do Tricanas de Coimbra, e do mais recente grupo que está se formando na Baixada Santista, da Associação Atlética Portuguesa. O diretor do Vasco da Gama, Paulo Costa, agradeceu e enfatizou a importância da “amizade” no folclore, elogiando o trabalho dos folcloristas.

Ao final, duas cestas de natal foram sorteadas aos presentes. O evento contou com apoio da Panificadora Emigrante e Armando Viagens e Turismo.

Deixe uma resposta