União Portuguesa de Santos comemora 93 Anos

Mundo Lusíada

O atual presidente José Duarte de Almeida Alves deu início à sua gestão em 2004, e permanece até dezembro deste ano à frente da casa. De acordo com o presidente, o Troféu Fernando Pessoa é instituído a cada dois anos a uma personalidade de destaque na comunidade luso-brasileira. Nas comemorações de aniversário da entidade, fundada em 16 de outubro, a diretoria comemora a data inserindo a entrega do Prêmio Fernando Pessoa. “O professor Jorge Rodrigues do Valle, não só por ser presidente do Clube Tricanas de Coimbra, é um homem culto que preserva bem a cultura portuguesa. Embora seja brasileiro tem o coração português, e já foi presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira”, disse o presidente ao Mundo Lusíada.

 

Mundo Lusíada

O ex-presidente da entidade, Antonio Terras Jr., recebeu homenagem de reconhecimento.

 

Durante o evento, diretores e suas esposas estiveram reunidos à frente para a entrega das homenagens. Somaram ainda a presença de representantes de outras entidades e diversos convidados. Antes de anunciar o ex-presidente, José Duarte lembrou o ato de inauguração de sua foto na Galeria dos Presidentes, no hall do prédio. Antonio Terras Júnior recebeu um mimo em nome da associação, e disse que os dois anos de seu mandato foram de “muito aprendizado”, engrandecendo principalmente a importância da família, “o que vou levar por toda minha vida” referiu.

 

Jorge Rodrigues do Valle, a personalidade que sempre trabalhou pelos ideais da cultura portuguesa, foi assim chamado pelo presidente. Para o ganhador do Prêmio Fernando Pessoa 2006, Portugal não é apenas um país, “e sim uma idolatria que deixa suas marcas em tantos lugares do mundo”. O seu empenho, disse, é por amor à Portugal e aos portugueses que também vivem essa filosofia de vida, baseada na dedicação em cultuar o mundo com a cultura portuguesa.

 

Mundo Lusíada

Presente com seus familiares, Jorge Rodrigues do Valle recebeu o Prêmio Fernando Pessoa 2006, entregue pelo presidente José Duarte.

 

A diretoria da entidade fez ainda alusão ao vice-cônsul de Portugal em Santos, Rogério Vieira, também presente na festividade. Em seu pronunciamento, Rogério elogiou o trabalho da associação luso-brasileira, reconhecendo ainda o importante trabalho do presidente do Clube Tricanas de Coimbra, Jorge do Valle. Sobre a reestruturação consular a nível mundial, que estuda a possibilidade de fechamento também do Consulado de Santos, o vice-cônsul agradeceu o esforço de todos que lutaram apoiando a continuidade dos serviços na Baixada Santista. Ao Mundo Lusíada, o vice-cônsul afirmou que esteve “particularmente” presente neste evento de aniversário da União Portuguesa, a convite do presidente José Duarte, e não em representação ao Consulado de Santos.

Em Santos, existem outras instituições mais antigas do que a Sociedade União Portuguesa; o Centro Português de Santos (por exemplo) comemora seus 113 anos, em 1º de dezembro. Ao todo, a região reúne cerca de 14 associações portuguesas.

1 Comment

  1. Me lembro muito bem deste dia. Na época eu tinha apenas 10 anos, porem continha uma enorme fascinação pelo meu avô, e então fui convidado a participar do evento. Chegado o dia, minha família me propôs a missão de, em meio a todos os presentes, homenagear o Prof. Jorge Rodrigues do Valle, meu querido e amado avô. Sem pensar duas vezes, aceitei o proposto e com muito orgulho, pronunciei frente a todos o amor que tinha, e ainda tenho, pelo meu avô, entregando-lhe no final, uma placa com o nome de toda a família! Vô, onde quer que estejas, saiba que estou sempre contigo, ao seu lado, e ainda sinto desesperadamente sua falta. Um grande abraço de seu neto e companheiro fiél.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: