Unepa encerra 2008 com homenagem para Vice-Cônsul em Santos

Confraternização da entidade reúne quase 400 convidados na União Portuguesa

Por Ronaldo Andrade De Santos para o Mundo Lusíada

Ronaldo Andrade

>> Gabrielo Gabbrielleschi, Rogério Vieira, Antônio Oliveira Lopes e Alberto Pinho, na homenagem ao vice-cônsul

A União das Empresas de Panificação e Afins da Baixada Santista (UNEPA) organizou no último dia 12 de dezembro a festa de confraternização de final de ano, reunindo cerca de 400 convidados no salão da Sociedade União Portuguesa (SUP), em Santos.

O presidente da UNEPA, Antônio de Oliveira Lopes, afirmou que o ano de 2008 foi positivo para a entidade, com a boa aceitação, pelo mercado regional, dos serviços prestados pelos panificadores. Apesar das dificuldades originadas pela crise que afeta a economia mundial, o que elevou a cotação do dólar e aumentou o preço da farinha de trigo – um dos principais ingredientes na fabricação de pães – Oliveira afirmou que os associados procuraram manter o preço: “Temos que ter atenção a esse problema. Reforçamos nosso estoque de farinha para não prejudicarmos a população”, disse.

O presidente ressaltou ainda a importância dos fornecedores na realização do evento, declarando que a parceria é fundamental para o sucesso da festa: “Já havíamos vendido todos os ingressos de forma antecipada. Não vendemos mais convites por causa do espaço. Estamos pensando em fazer a próxima confraternização no Mendes Convention Center, que oferece um salão maior”.

Homenagem O vice-cônsul em Santos, Rogério Vieira, foi homenageado com uma placa em reconhecimento ao trabalho desenvolvido no consulado. Para o presidente da Unepa, Antonio de Oliveira Lopes, a entidade escolheu por unanimidade o momento exato para reconhecer a capacidade diplomática de “um verdadeiro servidor”. Antonio Lopes, como a grande maioria dos portugueses de Santos, defendeu a permanência do Consulado em Santos e aos cuidados do Dr. Rogério Vieira.

Ao Mundo Lusíada, o diplomata revelou que não esperava receber homenagem e foi uma surpresa inesperada. “Fiquei surpreso, mas muito contente e feliz por essa manifestação de carinho e amizade, de toda a diretoria, que representam em parte os panificadores da Baixada. Quando nesses momentos recebemos esse carinho e demonstração de amizade e apreço, sentimo-nos cada vez mais responsabilizados para dar cumprimento a nossa tarefa, e fundamentalmente realizados de podermos ter sido úteis aos nossos compatriotas" disse.

"Ao escolhermos este gênero de trabalho é dever nosso e acima de tudo uma obrigação, estarmos sempre ao lado de quem labuta, e por vezes com muitas dificuldades, mas sempre dignos e trabalhadores, como é o nosso povo. Em Santos, e julgo que não é exceção, sei que a grande maioria dos panificadores são portugueses. Merecem todo o meu respeito, por esse trabalho tão honroso, que é o de servir o ‘pão de cada dia’. Mais uma vez o meu obrigado a UNEPA”, afirmou Rogério Vieira ao Mundo Lusíada.

Na festa, o cardápio teve mesa de frios, composta por queijos, presunto, copa, salame, mortadela e pão. No jantar, arroz, batata dourada, lingüiça e picanha na brasa. Na parte de bebidas, foram servidas água, refrigerantes, chope branco e escuro, tendo como sobremesa bolo com sorvete. O buffet, da própria SUP, foi comandado pelo maitre Albin de Souza Soares, e a apresentação musical ficou por conta do Arte Zago Show. O evento foi patrocinado pelas seguintes empresas: Perdigão, Sadia, Kascão, Macpan, Souza Cruz, Aurora e Brahma.

Deixe uma resposta