Unanimidade na Câmara Municipal de São Paulo

 

100% dos vereadores da Câmara Municipal de São Paulo aprovaram a entrega do Título de Cidadão Paulistano ao economista Julio Rodrigues, que saiu de uma pequena aldeia de 600 pessoas em Portugal para o mundo, e hoje emprega quase 500 pessoas no Brasil.

Odair Sene Mundo Lusíada

Mundo Lusíada

O dia 9 de novembro vai ser lembrado na vida do economista Julio Rodrigues, presidente do Banco Banif (Brasil), certamente como um dos mais inesquecíveis em sua longa e vitoriosa carreira profissional, como também na vida pessoal e associativa.

Por propositura da vereadora Myryam Athie, a Câmara Municipal “elegeu” – por unanimidade – o nome de Julio Rodrigues para receber o Título de Cidadão Paulistano em Sessão Solene realizada no Palácio Anchieta sob olhares atentos de familiares, convidados, dirigentes associativos, imprensa luso-brasileira, representantes de vários grupos folclóricos além de representantes do poder público.

Elogiando “a qualidade” e a “importância” da comunidade luso-brasileira, a vereadora Myryam Athie disse ao Mundo Lusíada que, além desses fatores se trata de “gente que trabalha”, que luta muito para vencer e o Julio Rodrigues é um dos melhores exemplos. “Um homem humilde, que veio com cinco anos para o Brasil e teve sempre a determinação de vencer. Hoje, para orgulho de toda a comunidade, ele preside o Banco Banif no Brasil, e a Casa de Portugal de São Paulo, com orgulho de ser um filho de Portugal, da Pátria-Mãe”, disse completando que, com este ato, simbolicamente a casa de leis de São Paulo presta homenagem à todos os portugueses residentes em São Paulo.

Myryam Athie falou ainda que “é uma pena que esta Câmara não dispõe de tantas honrarias e que possa conceder este tipo de homenagem somente a cada quatro anos, pois, deveria conceder à todos os portugueses e emigrantes que ajudaram a fazer de São Paulo a quarta metrópole do mundo e ajudaram no desenvolvimento do país”.

Durante suas gestões, os vereadores da casa podem apresentar, no máximo, seis indicações para receber esta honraria. Normalmente para nomes que tenham representatividade na cidade. Neste caso, conforme Myryam Athie, Julio Rodrigues, além de presidir uma associação portuguesa, foi um dos responsáveis pela inclusão do mercado financeiro vindo de Portugal para o Brasil, além de empregar brasileiros e portugueses e manter fortes laços associativos com as outras casas co-irmãs.

“Portanto além de empregar, ele representa hoje uma das entidades mais tradicionais culturalmente. Eu gostaria que cada português que está neste país pudesse receber um título de ‘Cidadão Brasileiro’, porque eles acabam sendo mais brasileiros do que nós”, completou a vereadora que tem, em casa, sua ligação mais direta com Portugal, Myryam Athie é emigrante libanesa (descendente dos Mouros), casada com o Sr. Antonio Carlos, um neto de portuguesa (da família Gomes Pinto).

Deixe uma resposta