Tricanas celebra cinquentenário com festival de folclore e jantar

Da Redação

Fundado em agosto de 1962, o Clube Tricanas de Coimbra, sediado em Santos e atualmente presidido pelo português Mário Marques, comemorou seus 50 anos promovendo o 5º Festival de Folclore Português da Baixada Santista e 2º Festival de Folclore Regional Português no Teatro Guarany, quando grupos co-irmãos de São Paulo participaram da festa. GF da Casa Ilha da Madeira, GF da Casa dos Açores, Arouca São Paulo Clube, e Aldeias da Nossa Terra estiveram dividindo o palco com o Grupo Tricanas numa grande festa.

Claudia Lopes, ensaiadora do Tricanas, explicou que os trajes do grupo representam todas as classes sociais dos séculos 18 e 19, desde as vestimentas simples, dos trabalhadores da época, até as mais elegantes.

Para o festival, o Tricanas recebeu como entrada, latas de leite em pó que foram encaminhadas para o Grupo Rosmaninho, que auxilia entidades assistenciais da região, beneficiando idosos carentes.

Além do festival no dia 19 de agosto, no dia 17 a entidade promoveu na Sede do Clube uma Sessão Solene pelo Ciquentenário do Tricanas de Coimbra, e ainda o jantar dia 24 com show da fadista Marly Gonçalves.

No jantar o destaque ficou para uma homenagem que o Tricanas fez ao antigo Rancho Folclórico que se apresentava na década de 60 com modas de norte a sul de Portugal. Os homens adentravam com as capas negras e com um terno e gravata borboleta, as mulheres com o famoso pandeiro, conforme explicou ao Mundo Lusíada o diretor cultural e artístico José Soares Lopes, o popular “Zézinho”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend