Trasmontano completa 76 anos com palestra de Laurentino Gomes

Comemoração comandada pelo presidente Moredo teve ainda animado jantar dançante e missa solene no terceiro dia para encerramento das comemorações.

Odair SeneMundo Lusíada

Foto: J.Reis

>> O presidente do Centro Trasmontano de São Paulo, Fernando Moredo (C) durante a festa de aniversário do Centro Trasmontano.

Foram três dias de festa. A sessão solene em 30 de maio deu abertura às comemorações dos 76 anos do Centro Trasmontano de São Paulo comandada no protocolo pelo jornalista esportivo Ênio Rodrigues. Seguida de um jantar dançante na noite de sábado (31), e da celebração de uma missa, no domingo dia 1º de junho, com presença da diretoria do Trasmontano, a comitiva convidada vinda do Rio de Janeiro, porta-bandeiras de grupos folclóricos e ainda o Coral da entidade.

Dr. Antonio de Almeida e Silva (presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de SP), presidindo a mesa durante a sessão solene, foi um dos que elogiaram a qualidade das comemorações de uma das maiores referências associativas lusas no Brasil.

A forma mais significativa para a comemoração seria aproveitar o tema do bicentenário da vinda da corte portuguesa ao país, segundo Almeida e Silva, e foi o que fez a diretoria do Trasmontano convidando para a solenidade o jornalista e escritor Laurentino Gomes, autor de “1808”, quem autografou e distribuiu exemplares (oferecidos aos convidados pelo Trasmontano), do seu best-seller que vem batendo recordes de vendas. “Eles assinalaram muito bem os 76 anos porque trouxeram melhor do que ninguém, o Laurentino que representa bem a importância dos 200 anos da chegada da família real”.

Um convite de praxe em todos os anos, esteve presente o presidente da Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro do Rio de Janeiro, quem também elogiou o evento e a entidade. Luis Pires da Silva, eleito recentemente presidente da casa co-irmã carioca, esteve pela primeira vez no evento, e disse ter se emocionado com os hinos de Brasil e Portugal cantados pelo Coral do Centro Trasmontano.

Coral este que teve seu reconhecimento citado pelo próprio presidente Fernando Moredo. Falando ao Mundo Lusíada, disse que na solenidade acabou “esquecendo” de agradecer o comparecimento do coral, que é uma obra do Projeto Mais Vida, presente com 57 componentes. “São pessoas que já têm uma certa idade mas que graças a esse envolvimento com o coral têm melhorado na sua qualidade de vida. Da minha parte e do Centro Trasmontano, nos sentimos até gratificados por estar fazendo com que eles sejam mais felizes, dando oportunidade para que as pessoas convivam e vivam o Trasmontano”, falou Fernando Moredo. O Projeto Mais Vida é uma das atividades da instituição voltada aos associados, que já soma mais de 5 mil inscritos nos seus diversos programas, entre diversos cursos, artes e viagens.

Mas foi na noite de gala do sábado, 31 de maio, que os convidados do Centro dançaram e se divertiram. A festa foi comandada pela banda Santa Maria, há 31 anos no ramo e comandada pelo baterista André Zamp. Eles, que já participaram de outras edições da festa, trouxeram para este ano equipe e roupagem nova, e incluindo no variado repertório até mesmo a música portuguesa, com canções de Dulce Pontes, entre outros. Os 16 componentes do palco, mais outros 15 na equipe técnica, trouxeram diversos estilos e passearam pela trajetória musical, abrilhantando a festa, que contou também com um requintado jantar servido pelo Buffet High Society e presenças como do deputado Arnaldo Faria de Sá e do tucano Arnaldo Madeira. “Nestes 76 anos de vida, o CT tem procurado cada vez mais melhorar o ambiente e as suas festas. Tenho certeza em afirmar que esta, sem dúvida, foi a melhor festa que nós já fizemos”, disse no palco Fernando Moredo, antes do corte simbólico do bolo comemorativo.

Trasmontano fazendo história“O Trasmontano conseguiu atingir essa excelência empresarial sem deixar de ser associação tipicamente luso-brasileira. Acho isso admirável, conjugaram profissionalismo empresarial com associativismo”, disse o presidente do Conselho da Comunidade, Antonio de Almeida e Silva.

Ao Mundo Lusíada, o presidente Fernando Moredo falou sobre a saúde do Trasmontano. Dentro da instituição há 12 anos, Moredo viu a saúde do CT adoecer mas conseguiu sanar todos os seus problemas. E hoje a instituição é considerada um exemplo empresarial luso-brasileiro. “É uma entidade que trilha por caminhos muito firmes e seguros. A nossa saúde financeira está desde há muito tempo segura, onde não se faz nenhuma ‘aventura’, não se cometem deslizes e há muita transparência. Nós temos um verdadeiro ‘Tribunal de Contas’ que analisa nossas contas, temos auditoria externa e nós temos muito cuidado com o que fazemos”.

Entre os seus principais projetos está o Hospital Igesp, que até abril do próximo ano deverá dobrar sua capacidade para mais 100 leitos. “Daí completa-se a obra do Hospital Igesp que será um hospital de 200 leitos. Já está em nossos planos uma segunda unidade, que naturalmente vamos colocá-la numa região onde a densidade de associados seja maior”, disse Moredo, adiantando que será na região central de São Paulo ou região metropolitana. Há mais de uma década na instituição, Moredo permaneceu por dois anos à frente da Junta Governativa, depois foi eleito presidente para um mandato de quatro anos, sendo reeleito por mais duas vezes com permissão estatutária excepcional.

Fazendo referência ao presidente Moredo, Almeida e Silva o descreve como um homem bem sucedido, vindo de uma família empreendedora. “Ele não precisaria ficar trabalhando horas e horas como ele faz. Mas é um abnegado, tem uma vocação muito grande e é um homem muito inteligente, pé no chão, realmente um empresário financista de primeira qualidade. É um homem que temos que admirar muito”.

Mas uma quarta reeleição no CT não será possível, conforme Moredo. Assunto que, segundo o próprio, não é problema, após terminar seu mandato em abril de 2010, acredita que o Trasmontano estará em boas mãos. “Com certeza vamos colocar um sucessor à altura do Trasmontano, que vai continuar o trabalho com o mesmo empenho, e vai dar tudo certo”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend