Toninho Paiva preside Sessão ao Dia da Comunidade na Câmara Municipal de SP

Mundo Lusíada

Como acontece em todos os anos, o vereador paulista (descendente de portugueses) Toninho Paiva, em conjunto com o Conselho da Comunidade Luso Brasileira de São Paulo, comandou na sexta feira dia 26 de abril, uma Sessão Solene na Câmara Municipal de São Paulo, quando recebeu muitos integrantes da Comunidade Portuguesa, como o presidente do Conselho, Dr. Manuel Magno Alves, o Cônsul Paulo Nascimento e diversos presidentes de casas regionais.

A solenidade, anual, marcou a data do 22 de Abril – Dia da Comunidade Luso-Brasileira e Dia do Descobrimento do Brasil.

Durante o evento, cinco personalidades foram homenageadas nesta noite, pelo trabalho em prol da aproximação entre as culturas brasileira e portuguesa. Belisário dos Santos Júnior, o empresário Celso Rodrigues Baeta, Manuel Dias da Silva, Silvio Torres dos Santos (do Lar da Provedoria), e ainda Raul Neves Pereira.

O evento teve várias porta bandeiras de grupos folclóricos de São Paulo, abertura com a banda da Guarda Civil, que tocou o Hino Nacional Brasileiro (o Hino de Portugal foi, de forma inédita, cantado pelo público presente sem acompanhamento instrumental). Teve fados nas vozes de Vinícius Rocha e Maria de Lourdes acompanhados pelos músicos Chico Fernandes e Marcos Sabo.

O vereador, autor da iniciativa, criticou a falta de celebrações da data. “É minha revolta, porque infelizmente os órgãos da imprensa escrita, falada, televisionada não levam uma menção para aqueles que desconhecem para alertar que o Brasil foi descoberto por portugueses e que Cabral chegou há 519 anos atrás. Nós herdamos deles a língua, a religião, a gastronomia, o trabalho”, declarou.

O cônsul-geral de Portugal em São Paulo, Dr. Paulo Nascimento, e o presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira, Manuel Magno, ressaltaram a ligação entre os dois países.

“Portugal está presente através da cultura portuguesa que continua a ser rica e preservada no Brasil, em particular pelas associações e entidades de caráter associativo de portugueses que aqui se encontram. E está presente de outras formas, como a gastronomia, questões religiosas”, declarou o cônsul-geral Paulo Nascimento.

“Essa sessão solene representa exatamente a integração da comunidade luso-brasileira e os brasileiros propriamente ditos. Nós queremos, cada vez mais, que a nossa comunidade tenha essa integração e interação”, disse ainda Manuel Magno, do Conselho da Comunidade. Além desses todos os demais membros da mesa falaram e passaram suas mensagens alusivas ao Dia da Comunidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend