Sorocaba prepara o 12° Bacalhau Amigo com mais de mil litros de vinho

Da Redação

O SOS de Sorocaba e a Sociedade Beneficente e Recreativa Vasco da Gama realizam mais uma vez o 12° Bacalhau Amigo, que acontece no dia 19 de junho, a partir das 20h30, para 800 talheres, quando serão servidos 500k de bacalhau importado de Portugal e mais de mil litros de vinho português.

O sucesso da Festa Luso Brasileira Bacalhau Amigo acontece há 12 anos em Sorocaba, no interior de São Paulo. A festa nasceu em 1998 para comemorar os 100 anos de existência da Sociedade Beneficente e Recreativa Vasco da Gama, e no ano seguinte passou a contar com a parceria do SOS de Sorocaba, que até hoje realiza em conjunto.

Foi em 1999, que o então, e hoje atual presidente do SOS, Lauri Poles propôs que a entidade deixasse de participar da Festa Junina da cidade e passasse a realizar em conjunto com o Vasco da Gama, uma festa tradicional da colônia portuguesa em Sorocaba. A festa, que passou a ter um cunho beneficente de grande importância para a comunidade, hoje já faz parte do calendário social da cidade.

O SOS conta com o apoio de empresários da cidade para realização da festa, que tem toda a sua renda revertida aos projetos sociais desenvolvidos pela entidade.

O Bacalhau Amigo deste ano apresenta um cardápio com uma vasta variedade, para além do bacalhau. Haverá serviços de massas, queijos variados, frios, saladas, pães e sushis. E haverá também doces típicos portugueses e uma mesa de tortas e doces.

A festa contará com uma recepção e apresentação folclórica tipicamente portuguesa do Grupo Bailados Típicos Regionais, ao som de Humberto Fernandes, Ciça Marinho e Thiago Felipe. A animação ficará a cargo da Banda Santa Maria e o público poderá ver ainda um show especial com a Cia Axel de Dança, em apresentações de salsa, zouk, mambo, gafieira, tango e outras danças tipicamente latinas tropicais. O SOS e seus programas Atualmente o SOS de Sorocaba atende por mês, em média, mais de 2.500 pessoas em situação de albergue e 200 no programa do Núcleo de Acolhimento Integrado, que são adolescentes que cometeram infrações leves. Na unidade, que está instalada num espaço moderno e bem distribuído, são servidas em média diariamente 200 refeições para albergados e pessoas em trânsito para assistência no Hospital Oftalmológico. Além disso, mantém outros convênios com a secretaria de Saúde e Meio Ambiente.

Funcionando 24 horas por dia, com uma assistente social de plantão o SOS, atualmente atua em mais três projetos importantes para a comunidade da cidade. Um deles é o NAIS – Núcleo de Acolhimento Integrado de Sorocaba – Programa de apoio psico-social para adolescentes que cometeram infrações leves. O trabalho é feito de forma direta com a DIJU – Delegacia da Infância e da Juventude, Promotoria da Infância e da Juventude e Vara da Infância e da Juventude, tendo como principal meta dar o apoio necessário para que esses jovens sejam incluídos na sociedade de uma forma positiva.

O mais novo projeto desenvolvido pela entidade é o SOS ECO – Programa de educação ambiental e de cidadania, que visa a orientação dos adolescentes atendidos pelo NAIS e dos adultos do Albergue na produção de mudas de espécies nativas, que serão utilizadas em programas de recuperação de áreas degradadas. Esse projeto é desenvolvido em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente e da UNISO – Universidade de Sorocaba.

Serviço: 12° Bacalhau Amigo – Jantar dançante Solidário Dia 19 de junho, 20h30, Salão de Festas do Monteiro Lobato, Sorocaba. Convites a R$ 150,00, com Michele, fone (15) 3229-0777 e email [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Send this to a friend