Solenidade no ABC entrega título de cidadão são-bernardense a Benjamim Alves

Por Vanessa Sene

Homenagem com o título de cidadão são-bernardense a Benjamin Alves, que recebeu o carinho de seus familiares.
Homenagem com o título de cidadão são-bernardense a Benjamin Alves, que recebeu o carinho de seus familiares.

No ABC Paulista, o 10 de Junho foi comemorado com uma sessão solene em homenagem a Comunidade Portuguesa na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, na noite do dia 13.

Na mesa solene, esteve o vereador Hiroyuki Minami, o governador do Elos Clube Internacional, Marcelo Rocco, a presidente do Elos Clube do ABC, Marcia Rodrigues, o presidente da Casa de Portugal do ABC, Paulo Freitas, o representante da Comunidade São Martinho, Manuel Rodrigues de Almeida, e o presidente do Clube Português de São Paulo, Rui Fernão Mota e Costa.

Foram ainda anunciados o cônsul de Portugal em São Paulo e o presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira, porém ambos não estiveram presentes. Foram então chamados a compor a mesa a escritora portuguesa Dalila Teles Veras, e o homenageado com título de cidadão são-bernardense, Benjamim Alves e esposa Maria Dolores, empresários no ramo da panificação, proprietários da recém reformada Padaria Villa Inca.

Minami abriu a solenidade afirmando que saudar a comunidade portuguesa é saudar o princípio do Brasil, e saudou principalmente a família portuguesa da cidade que tem um importante papel no desenvolvimento do município. Exemplificou com o homenageado da noite, Benjamim Alves, proprietário do estabelecimento Villa Inca, que há décadas se dedica na região e atualmente emprega mais de 100 pessoas em sua rede.

A professora Dalila Telles Veras, em seu pronunciamento, lembrou que nesse dia o poeta Fernando Pessoa completaria 125 anos, o “pai da moderna literatura portuguesa”. Em sua homenagem fez declamação de poema, além de poemas de sua autoria baseado em canções de Amália Rodrigues. Este ano, a organização do evento escolheu o escritor Gil Vicente para homenagear, publicando um verso na comunicação do evento.

Rocco_Rubira_Minami_Freitas
Entre os homenageados o vice-presidente da Beneficência Portuguesa de São Caetano, Antônio Rubira.

Em representação à comunidade portuguesa, Marcelo Rocco discursou e criticou a ausência do prefeito Luiz Marinho e de seus representantes, além de apoio para o evento, diferentemente de anos anteriores. Segundo ele, o cônsul de Portugal Paulo Lourenço e o presidente do CCLB, Antonio de Almeida e Silva, haviam confirmado presença mas não puderam comparecer. Elogiou o trabalho do Elos Clube do ABC e da Comunidade São Martinho, na região, e convidou a todos a participarem da 29ª Convenção Internacional do Elos que acontece em outubro em Olhão, Portugal.

Os homenageados da noite receberam um diploma pela sua contribuição, entre eles o vice-presidente da Beneficência Portuguesa de São Caetano, Antônio Rubira, e seguido da homenagem oficial da casa, o título de cidadão são-bernardense a Benjamin Alves, que recebeu o carinho de seus familiares. Ele fez uma palavra de agradecimento à Câmara em nome de todos os homenageados.

O vereador Minami, no final do evento, afirmou que o poder legislativo se sente honrado em ter reconhecido personalidades que trabalham em prol da cidade, ele que faz o mesmo trabalho na comunidade italiana e japonesa, e ao prestar esse reconhecimento espera também estimular a continuação desse trabalho. São Bernardo do Campo hoje tem quase um milhão de habitantes, e pessoas como o português Benjamin Alves acompanharam esse desenvolvimento local, declarou.

Um coquetel oferecido pela Padaria Villa Inca e pela Catedral do Vinho encerrou o evento.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: