Solenidade encerra comemorações do 22 de Abril em São Paulo

SessaoSolene22Abril
Foto André Bueno / CMSP

Mundo Lusíada

Em homenagem aos 515 anos do Descobrimento do Brasil, comemorado no dia 22 de Abril, uma sessão solene foi realizada na noite de 28 de abril, na Câmara Municipal de São Paulo, para homenagear a comunidade Luso-Brasileira. A iniciativa é do vereador Toninho Paiva (PR).

Foram homenageados 14 personalidades, empresários e artistas representantes da comunidade e da cultura portuguesa. Entre eles, o presidente da Sampa Pão, associação dos panificadores de São Paulo, Antero Pereira, português que chegou ao Brasil em 1968, aos 14 anos.

Para o vereador Toninho Paiva, a homenagem é uma forma de retribuir toda a contribuição que os portugueses deram para a construção do Brasil e também lembrar o descobrimento do país para as novas gerações. “O objetivo maior desta comemoração é não deixar apagar nas memórias o dia 22 de abril. Acho que a Câmara Municipal e a Comunidade Luso-Brasileira está de parabéns em cada vez mais trazer as novas gerações para comemorar a integração das culturas”, concluiu o vereador.

“Para os portugueses essa data assinala a integração e união entre nossas nações, ou seja, o nosso país e o país que nos acolheu. Nós queremos que esta data seja sempre fortalecida, que brasileiros e portugueses tenham consciência do ela significa”, disse o presidente do Conselho da Comunidade Luso Brasileira do Estado de São Paulo, Antonio de Almeida e Silva.

Em seu pronunciamento, o presidente do Conselho ressaltou seu orgulho sobre a data “hoje comemorada em consequência da Lei Federal 5.270, de 22 de abril de 1.967. Mais que uma lei, há uma realidade entre os dois países, num reencontro de irmãos que provêm de laços comuns. Esta é uma celebração entre brasileiros e portugueses. Além de ser um privilégio estar aqui, nossa eterna gratidão ao vereador Toninho Paiva”.

O presidente enfatizou que São Paulo é o grande espaço para os lusos, e lembrando os 515 anos do descobrimento citou o sacrifício, a audácia, a valentia e o esforço que os portugueses tiveram. “Somos um Brasil que não renega seu passado e, na verdade somos partes de duas nações sempre atentos e vigilantes por seus valores”. E concluiu: “o Brasil sabe para onde vai porque sabe de onde veio. Devemos sempre fortalecer a luso-brasilidade, sem ressentimentos, numa união cordial e duradoura, povo a povo”.

Na oportunidade, além do presidente Almeida e do vereador Toninho Paiva, a mesa esteve composta por Maria Fernanda Nunes da Silva Miranda, representando o cônsul geral de Portugal em São Paulo, Paulo Lourenço; Antero José Pereira; Antonio dos Ramos; Fernando Ramalho e Jorge Manuel Marques. Também participou da solenidade o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado Fernando Capez (PSDB).

A cerimônia contou com a Banda da Polícia Militar e com o Grupo Folclórico da Casa de Portugal de São Paulo. Durante a cerimônia, algumas personalidades da comunidade foram homenageadas pela Câmara Municipal de São Paulo e pelo Conselho.

Os homenageados de 2015 foram Paulo Porto Fernandes; Davi de Castro Pereira Rio; Antonio Martins Araújo; Fábio Dias Vaz; Rui Manuel Rodrigues Gonçalves; Vitor Sobral; Francisco Brás Seixas Martinez; Abilio Antonio Borges; Margarete de Carvalho Paterno; Edite Simões Monteiro; Maria Cristina Doces; Maria Fernanda Nunes da Silva Miranda; Isaías Paulo; Manuel Caldas Fernandes.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: