Solenidade e Recital em Santo André abrem programação do Dia da Comunidade

ABC_RecitalTocandoPortugal
Músicos portugueses, autoridades de Portugal e local após o espetáculo, no Teatro Municipal de Santo André. Foto Mundo Lusíada

Por Vanessa Sene

Com apoio do Governo de Portugal, o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira de São Paulo promoveu o espetáculo “Tocando Portugal – Recital quase um Doc” em comemoração ao Dia da Comunidade Luso-Brasileira e Descobrimento do Brasil.
Com apresentações também em São Paulo, Santos e Rio de Janeiro, a comemoração abriu no Teatro Municipal de Santo André, levando a sessão solene oficial pela primeira vez ao palco do teatro, na noite de 13 de abril, com a presença do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário. O evento teve apoio da Câmara Municipal e da Casa de Portugal do ABC.
O ato solene, que antecipou a exibição do recital, reuniu na mesa o vice-presidente da Casa de Portugal, Paulo Freitas, o presidente da Casa de Portugal, Carlos Rodrigues, o secretário das Comunidades José Cesário, a vereadora Bete Siraque, a vice-prefeita Oswana Fameli representando o prefeito Carlos Grana, o presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira, Antonio de Almeida e Silva, a presidente do Elos ABC, Marcia Rodrigues, além do cônsul de Portugal em São Paulo, Paulo Lourenço.
Oradora da sessão, Bete Siraque citou que o espetáculo apoiado pelo governo português abrilhanta o aniversário da cidade, que comemora este mês 462 anos. Santo André, que tem Braga como cidade irmã, pretende fomentar cada vez mais a relação com Portugal, declarou Siraque, citando ainda a presença constante do legislativo na Casa de Portugal da cidade.
Após receber uma placa em homenagem, José Cesário fez um pronunciamento de agradecimento ao poder local pela recepção, e disse que mais cedo teve encontro com prefeito e reafirmou a vontade de aproximação de Portugal. Citou a língua portuguesa como instrumento fundamental dos países lusófonos, que terá em 2030 cerca de 300 milhões de faltantes. A vice-prefeita também se pronunciou destacando o aniversário da cidade e os vínculos com o país irmão.
Muito elogiado pelo público, o concerto multimídia foi apresentado na sequencia passando por diversas regiões de Portugal, como Algarve, Alentejo, Lisboa, Porto, Minho, até Açores e Madeira. O projeto inovador reúne uma seleção de música tradicional de dez regiões arranjadas para trio de violino (Anne Victorino d’Almeida), clarinete (Luis Gomes) e piano (João Vasco); a projeção de filmes inéditos de cada região, evocando a beleza natural e arquitetônica do país, com depoimentos de personalidades naturais de cada região.
O presidente do Conselho da Comunidade, Antonio de Almeida e Silva falou ao Mundo Lusíada sobre a “satisfação e orgulho” de comemorar a data com estilo. “O Conselho da Comunidade, no cumprimento de seus objetivos precípuos, e sob patrocínio da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, traz a São Paulo, e outras diferentes cidades, um espetáculo desta categoria e simbolismo, proporcionando um contato sentimental com as diversas regiões de Portugal, através do talento invulgar de músicos de muita categoria, que interpretam temas tradicionais com uma roupagem erudita de imensa beleza”.
Almeida e Silva ainda agradeceu ao secretário José Cesário. “É nosso dever expressar a nossa gratidão ao Dr. José Cesário de Almeida, ilustre Secretário de Estado, que compreendendo o significado da data e a importância da Comunidade de São Paulo resolveu apoiar a nossa instituição, centralizando nela a realização de todos os shows desse trio de artistas incríveis” finalizou.
Ao Mundo Lusíada, o presidente da Casa de Portugal do ABC, Carlos Rodrigues, destacou que Santo André abriu as solenidades, antecipadas ao dia 22. “A prefeitura apoiou o evento divulgando no programa de festejos culturais, a Câmara conseguiu pela primeira vez trazer a solenidade para o Teatro Municipal, e o Governo português apoiou o show Tocando Portugal com a presença do secretário e do cônsul. A Casa de Portugal agradece a todos os envolvidos pelo sucesso do evento, viva Portugal e viva o Brasil”.

A reportagem completa está nessa Edição do Mundo Lusíada>>

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: