Solenidade do Dia da Comunidade Luso-Brasileira homenageia editor do Mundo Lusíada

Homenageados e autoridades juntos ao final da solenidade. Foto Mundo Lusíada

Por Vanessa Sene

Na noite de 16 de abril, a Câmara Municipal de Santo André realizou em mais um ano a solenidade em homenagem ao Dia da Comunidade Luso-Brasileira. Este ano, entre os homenageados esteve o editor do Mundo Lusíada, Odair Sene, pelo trabalho de difusão da cultura portuguesa no Brasil, uma indicação da diretoria da Casa de Portugal do Grande ABC.
Este ano, estiveram ainda entre os homenageados David Gloria, Tays Sangalo, Francisco Miguel Alves, Antonio Alves Almeida, além de uma homenagem póstuma para Manuel Santos, e ainda o Cônsul Adjunto Hugo Gravanita.
A mesa solene foi composta por Carlos Roberto Bertaglia, assessor de Governo na Unidade de Assuntos Institucionais e Comunitários da Prefeitura, representando o prefeito de Santo André Paulo Serra, a presidente do Elos Clube do ABC, Marcia Rodrigues, a vereadora Bete Siraque, o cônsul-adjunto de Portugal em SP, Hugo Gravanita, e o presidente da Casa de Portugal do Grande ABC, Carlos Rodrigues.
A mesa foi presidida por Bete Siraque, que abriu a solenidade lembrando que há 7 anos a data é comemorada em Santo André. A Banda Lira de Santo André tocou os hinos de Brasil, Portugal e do município, ao comando do maestro Claurício Cypriano. Os músicos retornaram antes do final da solenidade para mais apresentações, sendo muito aplaudidos pelo público presente.
Um vídeo promocional de Portugal foi transmitido no telão da Câmara, apresentando de forma moderna o território português, as conquistas do país, e as diferenças culturais e linguísticas com o Brasil.
O orador da noite foi o vereador Marcos Pinchiari, que em seu discurso, disse que já participou diversas vezes da solenidade e se sente em família, pela descendência portuguesa. Elogiando o esforço dos portugueses, citou uma comunidade que trabalha muito para edificar seus lares, e colaboraram “enormemente” para a construção da nação.
Como exemplo de muitas famílias brasileiras, o vereador citou sua descendência italiana com portuguesa, e a grandeza da lusofonia, compartilhando a língua e cultura. Ao final, pediu ainda uma salva de palmas aos presidentes do Elos ABC e Casa de Portugal, os irmãos Márcia e Carlos Rodrigues, pelo trabalho desenvolvido na representação da cultura portuguesa na região.
O vereador já foi convidado a ser orador em outros anos, mas foi a primeira com a presença do filhinho Antonio Augusto. “Todos os anos a emoção é sempre grande, porque é momento de homenagem aos nossos ancestrais, que vieram para esse país com muita coragem, determinação e muita vontade de trabalhar. Não sabiam o que lhes esperava, mas enfrentaram de cabeça erguida e com muita fé em Deus”. Segundo o vereador, a homenagem que presta é voltada a todos os portugueses que permitiram aos descendentes que pudessem “existir e viver aqui” disse ao Mundo Lusíada.

Homenagens
Os diplomas de homenagens do ano foram entregues na sequencia, incluindo Odair Sene, jornalista e editor do Mundo Lusíada, veículo que se tornou referência da comunicação social luso-brasileira, com reconhecimentos do seu trabalho por órgãos públicos e do governo de Portugal.
Uma homenagem surpresa também marcou a noite, por iniciativa do vereador Marcos Pinchiari, que pediu aos familiares do seu Manuel, recentemente falecido e muito querido por todos na Casa de Portugal do ABC, numa noite em que a mesa solene “sentiu sua falta”. Todos os familiares presentes (inclusive a esposa Silvina), que também integram a Casa de Portugal, receberam juntos a homenagem que marcou um momento de emoção nesta noite.
Após as homenagens, o cônsul-Adjunto Hugo Gravanita fez seu pronunciamento, e subscreveu tudo o que oradores anteriores a ele disseram, citando que o importante foram os homenageados da noite. Destacou ainda a “força” da comunidade portuguesa em Santo André e em toda região do ABC Paulista, citando por exemplo a boa frequência dos eventos que acontecem na região, “sempre lotados”.
Sobre o trabalho no Consulado, disse ser esta a maior comunidade imigrante no país, “impossível de ser contabilizada”. Muitos são os brasileiros que escolhem Portugal para trabalhar e viver. Em números, a cifra atual é de 20 milhões de turistas recebidos em Portugal, o dobro da população portuguesa, sendo muitos brasileiros, e principalmente muitos estudantes brasileiros que tem escolhido o país para sua formação. “Nossas universidades estão dispostas para receber a todos. Estamos de braços abertos”.
Ao final, o cônsul-adjunto pediu a todos que continuem envolvidos nas comemorações das comunidades. Convidou a todos para acompanhar e divulgar os próximos eventos, que comemoram o Dia da Língua Portuguesa em São Paulo, em maio, e o 10 Junho com o calendário de atividades do Experimenta Portugal, uma promoção anual do Consulado.

Da cidade
Em representação ao prefeito, Carlos Roberto Bertaglia também usou da palavra contando mais um depoimento envolvendo sua história familiar com portugueses no Brasil, destacando sobretudo o espírito de português que diz ter “muita gratidão”, o espírito empreendedor com “coração enorme”. “Deixo o meu muito obrigado à comunidade luso-brasileira, nós devemos muito a vocês”.
Ao final, Bete Siraque ainda falou do carinho especial pelo Sr. Manuel, lembrando que ele sempre foi muito acolhedor e sorridente. “Sabemos a dor que é perder alguém que amamos, mas ele vai estar em nossos corações e em nossas homenagens. Um beijo grande no coração de todos os familiares. A família deve sentir orgulho da pessoa que ele foi”.
A vereadora Bete Siraque fez o encerramento da sessão solene, agradecendo a todos, especialmente ao vereador Marcos, orador da noite. “Tenho um carinho especial pela comunidade portuguesa. Todos esses anos juntos, participando das atividades. É uma relação histórica, política, linguística, afetiva e cultural” declarou Bete, nomeando a comunidade como alegre, batalhadora e de grande acolhimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend