Show luso brasileiro marcou Dia de Portugal no Grande ABC

Por Odair Sene

Em 14 de junho, a Casa de Portugal do ABC recebeu um ótimo público para uma “Festa Luso Brasileira” em comemoração ao Dia de Portugal, com muita música brasileira e portuguesa. Organizado pelo Marcelo Rocco, é um evento conjugado do Elos Clube ABC e Casa de Portugal do ABC, e em comemoração ao ‘10 de Junho’.
“É uma iniciativa que retomamos aqui na casa, e se eles me derem a oportunidade de estar a frente deste projeto, o faremos o ano que vem novamente. Estamos aqui para colaborar com a Lusofonia” disse Rocco, que é vice-presidente internacional do Elos Clube, e esteve à frente do evento que reuniu cerca de 240 pessoas, incluindo parte da diretoria da casa com o presidente Carlos Rodrigues e a presidente do Conselho Márcia Rodrigues.
No cardápio da noite, a “Empório do Bacalhau” serviu os convidados com bacalhau a Gomes de Sá, bacalhau grelhado, alheira entre outras opções. Ao final, Rocco agradeceu o jornal, “esse que é um dos melhores veículos de comunicação da lusofonia”.
No palco trazendo a cultura portuguesa e brasileira, dois artistas se apresentaram. Primeiro subiu ao palco a fadista Elyana Martins (com participação do marido e também fadista Tiago Filipe), trazendo fado e cantando com o público as tradicionais canções do gênero português. Eles estavam acompanhados pelos músicos Vinícius Rocha e Marcos Sabo.
Além do show de 1h30 da fadista Elyana Martins, se apresentou nessa noite o Ney Violeiro com cerca de 2 horas de show. Pela segunda vez, o artista esteve na casa, agora para a festa luso-brasileira. Ele que trabalha com clássicos, apresentou modas de viola e canções antigas que marcaram época no Brasil. “São músicas que não tem como o povo não cantar”, disse ele que animou o público.

SÃO CARLOS

Integrantes/fundadores da futura Casa de Portugal de São Carlos estiveram presentes no último evento (do 10 de Junho) da Casa de Portugal do ABC, em Santo André. Segundo Plácido Ferreirinha cotado para ser o primeiro presidente eleito da futura entidade, é uma “aprendizagem”. “Viemos para aprender o que é a Casa Portuguesa em São Paulo, o que é a comunidade portuguesa fora de Portugal, e para nós sentirmos e ganharmos força e coragem para continuarmos essa nossa luta de querer fazer mais e melhor em São Carlos”.
O grupo já conseguiu inserir datas da festa para o próximo ano no calendário da cidade de São Carlos, de 10 a 14 de junho, e estão trabalhando para nomear uma praça/avenida na cidade. A expectativa é já ter a Casa de Portugal edificada para o próximo ano, neste período de junho 2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend