SBC: Show no Cenforpe encerra programação

Mundo Lusíada

Mundo Lusíada

>> Coral das EMEBs no Cenforpe, encerrou a programação.

“Show Saudades de Portugal” foi o evento de encerramento dos festejos de 200 anos da vinda da família real portuguesa, comemorada pela Prefeitura de São Bernardo do Campo, no sábado 06 de setembro.Promovido no CENFORPE (Centro de Formação de Professores de São Bernardo do Campo), o evento foi iniciado com o Grupo Folclórico da Portuguesa de Desportos, mostrando um pouco do folclore de norte à sul de Portugal. Na seqüência, apresentou-se o Trio Fado Brasil, liderado por Milla Fernandes cantando fado. Após algumas homenagens, o evento foi finalizado com o Coral das EMEBs.

O presidente da Comissão do Bicentenário, que liderou uma seqüência de eventos em homenagem aos portugueses, encerrou a programação contente pelo trabalho realizado. “Eu fui um braço do Prefeito que me honrou com a condição de ser presidente, e nós pudemos neste período evidenciar muito a nossa cultura. Nós começamos com um evento modesto, em 10 de Junho, entre as lideranças das entidades portuguesas que é Casa de Portugal do ABC e Elos Clube do ABC. E depois fomos popularizando, eu acho que o auge foi o desfile. Além das 50 mil pessoas que assistiram o desfile, mais de 100 mil crianças puderam fazer uma reflexão sobre a chegada e a importância da família real, nas diversas escolas. Foram três meses bastante vivos para nós, para as crianças e para São Bernardo, uma das poucas cidades a fazer esta comemoração” afirmou Ramos de Oliveira.

O encerramento porém contou com protestos por parte do público presente, que reclamava sobre a demora da apresentação das crianças participantes das Emebs. Entre gritos de “queremos as crianças”, a organização teve que interromper homenagens aos pais e professores de alunos para ir direto à apresentação do Coral das Emebs, já por volta das 22 horas. Além de apresentarem canções portuguesas, as crianças também realizaram trabalhos de pintura sobre a chegada dos portugueses no país, telas que foram expostas em um dos andares do CENFORPE, durante o evento.

Para a organização, a reclamação não atrapalhou o encerramento da programação. “O português tem um espírito humano, solidário, é obvio que tem algumas pessoas que, as vezes um pouco cansadas e estressadas, nem sempre compreendem a trajetória da coisa” afirmou Ramos de Oliveira. “É importante que essas crianças conheçam um pouco do que aconteceu em Portugal, eles que refletiram durante três meses sobre a chegada da família real, da importância de tudo isso. Infelizmente pode estar aí implícito o crime eleitoral, pode ser uma série de fatores. Mas não tira o brilho, valeu a pena, e nós vamos continuar evidenciando esse espírito lusitano”.

Superando ExpectativasPresidido por uma luso-descendente, o Elos Clube do Grande ABC foi um dos apoiadores desta Comissão. “Fiquei duplamente feliz por ter recebido este grande presente da Prefeitura de São Bernardo do Campo” diz Márcia Maria Rodrigues, que tem como principal função a divulgação da cultura portuguesa entre os povos.

No calendário de eventos, entre 10 de junho e 06 de setembro, foi promovido jantar, exposições, jogo de futebol, peça teatral, cinema, sarau, desfile cívico, concertos e apresentações folclóricas, numa soma de 26 itens da programação. Com exceção do jantar do Dia dos Panificadores, todos eles foram gratuitos e “de muita qualidade” garante. “Foi emocionante ver os funcionários da prefeitura, as crianças das escolas municipais e os munícipes se envolverem neste lindo projeto. O resultado superou os nossas expectativas” disse ao Mundo Lusíada a presidente do Elos ABC.

“Essa oportunidade de ter a cultura portuguesa divulgada para pessoas de classes sociais, culturais e idades diferentes foi muito gratificante. Meus eternos agradecimentos às autoridades municipais, ao Cônsul Geral português, aos envolvidos na comissão de festejos, a todo público que se fez presente nos eventos, e a todas pessoas que de alguma forma colaboraram para que este projeto fosse um sucesso”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend