São João da Boa Vista pode ter sua “Casa de Portugal” em breve

Presidente Luiz Fernando apresentou (em Portugal) o projeto ao deputado Paulo Porto, como um dos objetivos da comunidade portuguesa de São João da Boa Vista.

Por Odair Sene

Nesta quinzena trazemos o registro da viagem feita a Portugal pelo presidente do Grupo Luso Brasileiro Andorinhas, Luiz Fernando de Abreu Ribeiro.

Em representação à comunidade lusa da região, ele teve três compromissos importantes em Portugal. Esteve com o deputado Paulo Porto Fernandes, na Assembleia da República, como também à cidade portuguesa: São João da Boa Vista (que é cidade irmã da São João do interior de São Paulo) e também visitou o jogador Matheus Reis (do Sporting) de Lisboa, que saiu de São João para se destacar em um dos maiores clubes da Europa, sendo hoje um dos destaques do elenco.

VISITA AO DEPUTADO

Ao Mundo Lusíada o presidente Luiz Fernando falou sobre a oportunidade de visitar um destacado deputado “luso brasileiro” – Paulo Porto – valorizando a questão da representatividade da comunidade luso brasileira na capital lisboeta.
“Para mim foi uma honra ser recebido pelo deputado Dr. Paulo Porto Fernandes (PS), a ele apresentamos nossos projetos e ideias para os próximos anos, o principal ponto sem dúvida é a criação da Casa de Portugal de São João da Boa Vista”, revelou o presidente sobre esta possibilidade de que, em breve poderemos ter mais uma “Casa de Portugal” no seio da grandiosa comunidade lusófona.
Ainda sobre a visita ao deputado, Luiz Fernando disse que é “extremamente importante” os cidadãos luso brasileiros perceberem a importância de “termos um deputado local em representação na Assembleia da República”. E, com isso, percebermos a importância do “voto” para eleger um represente no coração político de Portugal. “Acredito sim que seja de extrema importância elegermos deputados lá em Portugal, ele acaba sendo uma referência para nossas comunidades luso-brasileiras e para os portugueses que aqui habitam”, referiu.

VISITA À CIDADE-IRMÃ

O presidente do Grupo Andorinhas também visitou a “São João” portuguesa, a “cidade-irmã” da brasileira S.J. da Boa Vista localizada na região Centro-Leste do estado de São Paulo, com mais de 91 mil habitantes.
Na freguesia de São João da Boa Vista-Portugal – o luso brasileiro foi recebido pela Presidente (da freguesia) a Sra. Marisa Bernardo, “a qual nos recebeu com muita alegria”, disse.
“Segundo as histórias por aqui, foi um português que morou na cidade brasileira até 1926 e ao retornar em 1927 para Portugal trocou o nome da Freguesia de Oliveira de Fazemão, por São João da Boa Vista”, falou Luiz ao Mundo Lusíada.
Luiz Fernendo teve por objetivo (neste encontro) de fazer o reconhecimento oficial de ambas as cidades e, segundo disse “em um futuro próximo podermos promover intercâmbios culturais e sociais entre elas”.

VISITA AO JOGADOR DO SPORTING

O deslocamento do presidente do Andorinhas teve ainda uma visita a um jogador, Matheus Reis, do centenário Sporting de Portugal. Matheus Reis deixou a pequena cidade do interior de São Paulo e se destacou num gigante da Europa. Um sonho para a grande maioria dos meninos brasileiros.
Matheus Reis nasceu na cidade de São João em 1995, jogou por ali até seus 13 anos, quando foi chamado para fazer um teste no São Paulo, foi aprovado e já não voltou mais. Fez toda a base no SPFC e em 2015 se tornou profissional no clube. Em 2018 foi emprestado ao Moreirense e no mesmo ano transferido ao Rio Ave onde permaneceu até início de 2021 ano em que foi emprestado ao Sporting, no mesmo ano em que conquistaram o Campeonato Português 20/21 após a conquista e a grande qualidade dele, foi contratado em definitivo por 4 anos. “Hoje o Matheus está na lista dos top 3 do Sporting, sendo um grande incentivo e exemplo ao jovens da nossa cidade”, referiu ao Mundo Lusíada o presidente em sua vista a Portugal.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: