Samba e folclore na Casa de Portugal do ABC

Escola Leões do Valle, de Santo André vai homenagear Portugal e os portugueses no Carnaval 2010.

Por Odair Sene Mundo Lusíada

Mundo Lusíada

O Carnaval de 2010 em Santo André, no ABC Paulista, vai contar com um enredo português. É o ano em que a Casa de Portugal do Grande ABC comemora 25 anos de fundação. E numa parceria com a Escola de Samba Leões do Valle, a história da entidade vai entrar na avenida.

Para celebrar a parceria, a diretoria da casa, presidida pelo Paulo Freitas, preparou um almoço luso-brasileiro no domingo 08 de novembro, que contou com a presença do prefeito de Santo André, Aidan Ravin. De acordo com ele, a prefeitura sempre patrocinou o Carnaval na cidade. “A verba é um pouco pequena, estamos tentando uma verba maior, mas a Prefeitura sempre ajudou o pessoal no Carnaval”, diz Aidan, revelando que a verba é destinada a todas as escolas.

Sobre a homenagem aos portugueses em Santo André, o prefeito elogia e sugere que mais escolas tomem a mesma iniciativa. “Essa homenagem vem cair muito bem com a Casa de Portugal do ABC que vai fazer 25 anos, vai encaixar muito bem. Eles estão fazendo um trabalho focado no clube para que isso seja uma representação. Acho bom para o município ter uma representatividade, se outras escolas nos próximos anos escolherem clubes da cidade para fazer isso, teremos cada vez mais gente participando e assistindo”, diz o prefeito.

Ainda segundo Aidan, está sendo acordado com a TVMais (local) para que o Carnaval 2010 seja transmitido pela emissora ao vivo. “É muito mais gostoso saber que vai passar na avenida e na televisão”. Nos últimos anos, participaram do Carnaval na cidade de 15 a 18 mil pessoas direta e indiretamente, e para o próximo ano, espera-se mais.

O prefeito disse ao Mundo Lusíada que sua relação com os portugueses é muito próxima. “Já tinha uma amizade muito grande, e esta amizade só vem estruturando e ficando mais gostosa. É um pessoal muito animado. E tenho raízes portuguesas por parte da minha mãe, já do meu pai é italiano. Então isso já vem naturalmente no sangue para conseguirmos este espaço com eles”.

Com enredo, Leões corre atrás de patrocínio O presidente da Escola Leões do Valle, de Santo André, Antonio Cláudio dos Reis conversou com o Mundo Lusíada sobre esta iniciativa de levar os portugueses da região para o Carnaval de 2010.

De acordo com ele, a escola entrou num consenso com o clube, para a realização desta parceria. “Nós trabalhamos a cada ano com um tema diferenciado. E isso foi um pedido da própria comunidade para entrar na avenida falando de Portugal, e conjuntamente sobre a comemoração dos 25 anos da Casa de Portugal do Grande ABC”, diz Cláudio comentando que houve uma reunião com o presidente da casa, Paulo Freitas, para acertar a parceria, “e estamos juntos no Carnaval de 2010”, completou.

A escola é bem estruturada, segundo o presidente. Dividida em 12 alas, ela já passa dos 500 componentes. “Já deixo aqui o convite para que todos participem do nosso carnaval e que compareça”.

Antonio Cláudio dos Reis revelou ao Mundo Lusíada que, apesar do excelente projeto a escola corre atrás de patrocínios. Segundo ele, o Carnaval, que é a maior manifestação cultural do país, vive às mínguas quando o quesito é apoio.

Ligada a uma comunidade com poucos recursos, a verba pública não passa de 16 mil reais para cada escola. Porém, só a Leões precisará de pelo menos 60 mil para mostrar seu samba na avenida. A dificuldade fez com que o presidente e sua diretoria buscassem apoio privado. Uma das iniciativas foi tentar que empresas ou instituições organizadas ajudem na confecção das camisas e, em contrapartida coloquem suas marcas estampadas no material. Cláudio revela que a busca “não está fácil”.

Estamos conversando com algumas empresas ligadas aos portugueses, à Casa de Portugal. No ano passado tivemos apoio de um sindicato [dos Químicos] e até hoje usamos camisas com a marca”, disse o presidente da Leões mostrando já um projeto para as camisas de 2010 na qual se vê uma caravela portuguesa, cores e motivos que remetem ao país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Send this to a friend