Salvador foi palco de um encontro histórico entre Fado, MPB e música baiana

Da Redação

Salvador, cidade mais portuguesa do Brasil, foi palco de um encontro histórico no último dia 28 de junho. Em comemoração ao Dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas, o Consulado Geral de Portugal em Salvador promoveu a fusão entre Fado, MPB e música baiana em um espetáculo cheio de misturas, emoção e surpresas. O idioma foi apenas um dos tantos elementos que uniram público e artistas durante 2 horas de repertório.

O fadista português Nuno da Camara Pereira recebeu os baianos Saulo, Alexandre Leão e Claudia Cunha no palco do Hotel Vila Galé, para a apresentação do repertorio de seu mais recente Álbum, “Belmonte, encantos mil”. Produzido por Luiz Caldas, o disco dá o tom da Bahia, com canções de Caetano Veloso, Dorival Caymmi e do próprio Saulo, na canção Raiz de Todo Bem.

A ligação de Nuno da Camara Pereira com Salvador ultrapassa a seara musical e abrange toda a história, a saudade e o sentimento de nações mais do que irmãs: uma cultura impossível de se separar. “Já perdi as contas de quantas vezes vim a Salvador, e toda vez eu me surpreendo. É a cidade mais portuguesa do Brasil. Sempre me emociono com a música, o talento e a capacidade desse povo, que transforma tudo em arte”, disse Nuno.

Para Saulo, a oportunidade de cantar com Nuno foi além das suas expectativas: “Para mim, não foi só uma honra como artista. A primeira vez que meu pai ouviu “Raiz de Todo Bem” na voz de Nuno, em ritmo de fado, ele chorou muito. É como se o filho dele tivesse realmente ultrapassado o oceano e conquistado novas terras, através desse cantor fantástico. E isso para mim tem um significado muito grande”.

O evento contou ainda com a participação dos cantores baianos Cláudia Cunha e Alexandre Leão, que apresentaram canções portuguesas e brasileiras para uma plateia de mais 200 pessoas, entre público pagante, autoridades e convidados.

Para a Cônsul Geral de Portugal na Bahia, Nathalie Viegas, “a comemoração da data nacional é uma ocasião para celebrarmos o que nos une, portugueses e baianos. A música é um dos exemplos que esteve em evidência esta noite. A Bahia, já se sabe, tem dado muitos ritmos ao Mundo. E Portugal, deu o Fado, que é hoje Patrimônio Imaterial da Humanidade”.

O Evento teve a produção da Palco de Produções e contou com o apoio do Hotel Vila Galé Ondina, da Câmara Portuguesa na Bahia e os patrocínios do Gabinete Português de Leitura e de empresas portuguesas na Bahia.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: