Rui Jorge Sintra é o novo presidente eleito na Casa de Portugal de São Carlos

Equipe de eventos da Casa de Portugal de São Carlos destaca o feminino no ‘controle total’. Um dos pontos fundamentais desta nova gestão da Casa de Portugal de São Carlos é a área de eventos – como não podia deixar de ser. A adesão das associadas de nossa entidade a esta área foi impressionante, algo que muito nos orgulha. O toque, o pormenor, a sensibilidade, a diplomacia e o “savoir faire” femininos vão estar em grande destaque nesta gestão.
Mundo Lusíada
A Casa de Portugal de São Carlos realizou no último dia 23 uma Assembléia Geral que, devido a pandemia, aconteceu através de uma plataforma virtual, pela qual pôde-se reorganizar a direção da entidade que representa portugueses e descendentes não só em São Carlos mas nas cidades vizinhas.
A Assembléia teve vários assuntos discutidos. Como a apresentação das contas, sobre a “renúncia coletiva” da primeira gestão, a apresentação de chapas para Diretoria, Conselho Fiscal e Conselho Deliberativo e finalmente eleições para os novos corpos gerentes para a gestão que se inicia.
O nome do presidente Rui Sintra foi aprovado e eleito por unanimidade para um período de dois anos, de 2020 a 2022, com a promessa de colocar a Casa de Portugal (de fato) ao serviço de seus associados e da sociedade como um todo. O presidente eleito Rui Jorge Sintra tem 64 anos, é natural de Almada, casado e empresário da área de Comunicação.
“Esta diretoria apresenta como objetivo pétreo atuar com total transparência perante seus associados, não só em termos de contas – passivos e ativos -, como também na auscultação de seus associados perante questões e situações consideradas pertinentes, ou objetivos importantes, onde haja a necessidade de ouvir a todos. Para isso, serão convocadas quantas assembleias extraordinárias forem necessárias para os fins acima citados.”, disse o presidente.

Rui Jorge Sintra, eleito presidente da Casa de Portugal, deve representar os portugueses na região. Foto divulgação

Rui Sintra mostrou ser aberto ao diálogo e elevado sentido democrático, defendendo a participação de todos para as decisões que serão tomadas. “Esta diretoria terá como rumo decidir SEMPRE todas as questões em colegiado, por maioria de votos de seus membros, e nunca por decisão monocrática de seu presidente. Desta forma, ficarão assim resguardadas sempre a democracia interna e a imagem pública da Casa de Portugal de São Carlos, através de uma gestão aberta, participativa, transparente, e sempre à luz de seus estatutos”, referiu.

Segundo a nova direção eleita, a entidade deve manter boa relação com poderes públicos mas sempre defendendo seus interesses, sua autonomia e independência. E deverá também reformular suas mídias sociais, para que possa existir um maior contato “apenas” entre todos seus associados. “Em relação aos grupos de whatsapp existentes, eles também irão ser reformulados e reduzidos, para que apenas os associados da Casa de Portugal de São Carlos possam, nesses espaços, interagir entre si e entre a diretoria – colocar dúvidas, sugerir pautas, iniciativas, etc..”, divulgou Rui Sintra.
A diretoria eleita pretende empenho para objetivos importantes como uma possível cooperação com os poderes públicos na aquisição, via comodato, de uma sede social da Casa de Portugal de São Carlos, enquanto a entidade não adquirir instalações próprias.
Pretende-se também organizar viagens culturais e de colônias de férias destinadas a seus associados, filhos e restantes familiares, através de adesões simbólicas e de patrocinadores, além de eventos sócios culturais, almoços ou jantares de convívio com atrações artísticas que representem Portugal.
Manter também a organização da Comemoração do Dia de Portugal – 10 de junho, na cidade de São Carlos; Organização da Comemoração do Dia da Língua Portuguesa – 05 de novembro, nas cidades de Descalvado, Porto Ferreira e Araraquara; Organização das Comemorações da Revolução dos Cravos – 25 de abril, na cidade de São Carlos; Interação e intercâmbio social e cultural da Casa de Portugal de São Carlos com suas congêneres sediadas no estado de São Paulo e no País; Apoio a Instituições de Solidariedade Social necessitadas, sediadas na cidade de São Carlos; Realização de iniciativas de caráter social, dedicadas a comunidades carentes na cidade de São Carlos.
Diretoria Eleita:
Presidente – Rui Jorge Sintra
Vice-Presidente – Paulo Gabriel Palo
Tesoureiro  – Valter Mattos Junior
Secretário – Tatiane de Almeida Sousa
1º Suplente – Jaime Celso Bruno
2º Suplente – Robson Cordeiro
Conselho Fiscal
Presidente – Humberto Tavares
Vice-Presidente – Daniela Andrade Manoel
Secretário – Mônica Porto Ferreira
1º Suplente – Dino Rodrigues
2º Suplente – Antonio Sasso
Conselho Deliberativo
Presidente – Karla Beatriz Correa
Vice-Presidente – Patricia Maria Canedo
Secretário – Isabel Cruz Mattos
1º Suplente – Cláudio Martins Mendes
2º Suplente – Azuaite Martins de França

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: