Rubens Ermírio de Moraes recebe comenda do Governo de Portugal

RubensErmirioMoraes_comenda
As autoridades que participaram da mesa solene, com o homenageado ao centro. Confira Galeria de Imagens>>

Mundo Lusíada

Em uma noite memorável, o salão nobre da Beneficência Portuguesa de São Paulo esteve repleto para uma cerimônia em homenagem ao Dr. Rubens Ermírio de Moraes, presidente do maior complexo hospitalar privado da América Latina.
Em nome do presidente da república portuguesa, Rubens de Moraes foi condecorado na noite de 16 de setembro, pelo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, com a Ordem Infante D. Henrique no grau de Comendador, uma das mais altas condecorações do governo, que reconheceu o trabalho de um dos líderes desta família portuguesa historicamente comprometida com o desenvolvimento do Brasil.
O protocolo foi aberto pela jornalista Adriana Colin, compondo a mesa solene com Dr. Nelson Vieira Barreira, presidente do Conselho Consultivo da Beneficência Portuguesa; Dr. Rui Fernão Mota e Costa, membro do Conselho e presidente do Clube Português de SP; o Secretário de Estado José Cesário; Paulo Lopes Lourenço, Cônsul-Geral de Portugal em SP; e o Embaixador de Portugal, Francisco Ribeiro Telles, além do homenageado da noite.
Rui Fernão Mota e Costa, também já condecorado pela presidência portuguesa, abriu os pronunciamentos destacando a importância da homenagem para a comunidade portuguesa, citando a instituição como a maior luso-brasileira do país. Rui lembrou de José Ermírio de Moraes, o primeiro presidente do Clube Português de SP e fundador do Grupo Votorantim, dando início a história de sucesso da família. No meio do discurso, Rui Mota pediu licença a todos para cumprimentar a mãe do homenageado ali presente, Maria Regina Moraes, em retribuição ao “grande homem que o trouxe ao mundo”.
O Dr. Nelson Barreira, em sua fala, disse que a Beneficência tem como missão promover saúde de excelência para toda a comunidade, e por isso esse complexo “honra os portugueses emigrantes que fundaram a instituição e todos aqueles que contribuem para seu melhoramento”. Referiu ainda que neste momento extremamente importante nas relações Brasil-Portugal, a instituição mostra elevada competência técnica e humana, “rara em nosso país”.
A Beneficência atende cerca de 1,8 milhão de pessoas por ano em mais de 60 especialidades, nos complexos hospitalares São Joaquim e São José, além do Santo Antonio que atende exclusivamente pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). E Rubens Ermírio de Moraes segue os valores de seu bisavô, avô e pai dando continuidade à missão da família. Antes de chegar à Beneficência, Rubens permaneceu por 14 anos em cargos de direção na Votorantim, e em 2009 foi eleito para a presidência da Beneficência por unanimidade, sendo reeleito no último mês de abril.
Para o Embaixador de Portugal, essa é a história de uma família e de uma instituição que prestou inúmeros serviços ao Brasil, sendo um orgulho para a comunidade portuguesa. “Meu apreço e reconhecimento a tudo que essa família tem feito”, declarou Telles.
“Vim do lado de lá do Atlântico, em nome do presidente da república, dizer que temos muito orgulho pelo que tem feito pela comunidade portuguesa, pelo Brasil e por Portugal” declarou José Cesário. Em seu pronunciamento em nome do governo, disse que os portugueses têm orgulho da sua presença no mundo, o que tem a ver sobretudo com as pessoas que partilham essa origem com os valores do seu país de acolhimento. Por isso, Cesário disse que além do orgulho por este trabalho, a homenagem é encarada também como desafio para que Portugal esteja cada vez mais presente e para que seja sempre um exemplo para os outros.
Ao final do discurso o secretário de Estado já promoveu a entrega da comenda ao administrador do hospital, sendo muito aplaudido pelo corpo médico presente, amigos luso-brasileiros, familiares e muitos convidados.
Em um agradecimento emocionado, Rubens Ermírio de Moraes passou pela história de 155 anos da Beneficência, gerindo atualmente 7.500 colaboradores e 2.800 médicos. Tudo começou com um grupo de portugueses que, através de ajuda mútua, trabalhava em prol dos mais necessitados. Na década de 60, seu avô participou da construção do primeiro edifício do complexo, prédio do salão nobre onde foi realizado o evento, contendo 33 vitrais que documentam a história comum de Portugal e Brasil.
Mas foi falando do pai que o filho, vestindo sua comenda, chegou às lágrimas ao falar da extrema devoção com que trabalhou de 1970 à 2009, relatando que Antonio Ermírio de Moraes gostava de conversar com os pacientes perguntando o que mais poderia deixá-los felizes. Com responsabilidade social e caráter beneficente, Rubens finalizou dizendo que a Beneficência mantém “os pés na terra e os olhos nas estrelas”, agradecendo a condecoração em nome da sua família, dos associados e todos aqueles que o procederam.
Logo_Galeria-de-ImagensA noite foi encerrada com um coquetel bastante elogiado pelo público presente, com quitutes diversos e muitos doces portugueses.

Confira a entrevista do Mundo Lusíada com Rubens Ermírio de Moraes na edição impressa do Mundo Lusíada!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: