Rio Grande do Sul assinala 260º aniversário do povoamento por açorianos

Da Redação
Com Lusa

O presidente do Governo dos Açores, Carlos César, inicia nesta terça-feira, dia 10 de abril, uma visita oficial ao Brasil, para participar das comemorações do 260º aniversário do povoamento do Rio Grande do Sul, onde os açorianos tiveram um papel fundamental.

Os historiadores indicam que os primeiros grupos de emigrantes dos Açores chegaram ao Rio Grande do Sul em 1751 ou 1752, assumindo-se como a mais numerosa comunidade povoadora deste estado brasileiro.

As autoridades brasileiras consideram o povoamento açoriano no sul do país fundamental para a consolidação das fronteiras e para a fundação das principais cidades, estando previsto que Carlos César seja condecorado com a Grã-Cruz da Ordem do Ponche Verde, a mais alta condecoração do Governo do Rio Grande do Sul, como reconhecimento da importância dos Açores na afirmação desta região do país.

Carlos César, que se desloca a convite do governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, vai participar numa sessão solene na Câmara Municipal de Porto Alegre, em honra dos casais de açorianos que emigraram para o sul do Brasil e se espalharam por todo o estado do Rio Grande do Sul, chegando às fronteiras do Uruguai e da Argentina.

Os documentos oficiais indicam que foi em 1746 que os primeiros açorianos pediram autorização ao rei para emigrarem para o Brasil, numa decisão que respondia ao excesso de população e à escassez de alimentos no arquipélago.

Nos anos seguintes, grupos de açorianos foram transportados para vários pontos do Brasil, tendo-se instalado na vila de S. Pedro do Rio Grande a partir do início da década de 50 do século XVIII.

A viagem para o Brasil era extremamente difícil, atendendo à falta de higiene a bordo e à escassez de alimentos e de água, pelo que a mortalidade era muito elevada.

Em 1752, 60 casais açorianos que estavam instalados na vila do Rio Grande foram levados para o Porto de Viamão, na Sesmaria de Gerônimo de Ornelas, lugar que, seis anos mais tarde, era conhecido como Porto dos Casais e atualmente é a cidade de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul.

Antes de chegar a este estado brasileiro para participar nas comemorações do 260º aniversário do povoamento açoriano, Carlos César deve estar quarta-feira no Rio de Janeiro, onde vai presidir ao 60º aniversário da Casa dos Açores na cidade carioca.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: