Revolução dos Cravos entra para calendário oficial da cidade de São Paulo

Comemoração dos 40 anos da Revolução dos Cravos em Lisboa, 25 Abril de 2014. Foto: JOSE SENA GOULAO/LUSA
Comemoração dos 40 anos da Revolução dos Cravos em Lisboa, 25 Abril de 2014. Foto: JOSE SENA GOULAO/LUSA

Mundo Lusíada

A Câmara Municipal de São Paulo, através do vereador Paulo Fiorilo (PT), incluiu no calendário oficial da cidade o Dia 25 de Abril, em homenagem à Revolução dos Cravos, data que será comemorada anualmente a partir de 2015.

“O Centro Cultural 25 de Abril em São Paulo, sua diretoria e associados vem a público manifestar o eterno agradecimento a todos os vereadores da Cidade de São Paulo e, em especial, ao vereador Paulo Fiorillo e ao Presidente da Câmara Municipal, vereador José Américo, grandes amigos de Portugal, pela honraria com que distinguiram o povo português e, em particular, os emigrantes portugueses desta cidade pela aprovação do Projeto de Lei nº72/14, apresentado para votação ao plenário da Câmara pelo vereador Paulo Fiorillo”.

De acordo com o Centro Cultural 25 de Abril, com sede em São Paulo e presidido por Ildefonso Garcia, foi criada a Lei de nº 16.054, de 7 de agosto de 2014, sancionada pelo presidente da Câmara, incluindo no calendário oficial da cidade o Dia da Revolução dos Cravos, data já comemorada anualmente pela comunidade portuguesa na capital paulista, mas que agora consta no calendário oficial.

Para o CC25A, a iniciativa revela mais uma vez o “reconhecimento internacional da importância que representa a Revolução dos Cravos em Portugal, quando, 40 anos atrás, grande parte da população portuguesa, junto com os Capitães de Abril, decidiu lutar pela democracia, alcançou-a e deu-nos uma lição de cidadania, ao libertar da opressão um povo que, até hoje, ainda sofre as consequências do obscurantismo e da violência a que foi submetido por mais de 45 anos por um governo incompetente e ditatorial” traz a nota.

Segundo Ildefonso Garcia, o pedido foi feito pelo próprio Centro Cultural 25 de Abril ao vereador Paulo Fiorilo. O projeto de lei não teria sido aprovado antes porque quando apresentado pela primeira vez para votação na Câmara ocorreu uma invasão do Movimento Sem teto, o que teria provocado o adiamento, diz o presidente do CC25A.

“Essa lei entre outras iniciativas, nos informou o vereador Paulo Fiorilo, irá levar a todas as escolas municipais a comemoração da data de 25 de Abril como o dia de luta pela democracia, e será tema para debates e trabalhos de redação para os alunos” disse ao Mundo Lusíada.

Além disso, O Centro Cultural continuará a realizar sua comemoração anual, que inclui conferencias e palestras como tem feito junto a entidades portuguesas, como faz há muitos anos na Casa de Portugal de São Paulo com o apoio do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira.

“E agora com mais enfase iremos levar às escolas municipais palestras alusivas à data. Além disso temos realizado encontros nas datas importantes de Portugal como 5 de outubro e 1° de dezembro” diz Ildefonso, lembrando que a entidade dispõe de uma biblioteca especializada que tem sido muito consultada por estudiosos e doutorandos de varias universidades do Brasil.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: