Reunião e almoço no Centro Cultural recebeu a SECP pela primeira vez na Baixada Santista

Por Odair Sene

Em 9 de fevereiro, a secretária de Estado das Comunidades Portuguesas visitou o Centro Cultural Português de Santos. O presidente da entidade José Duarte encabeçou uma reunião (presidida pela Secretária), que antecedeu um almoço com a comitiva portuguesa, para apresentar a comunidade local.
A reunião teve por objetivo presidentes das entidades apresentarem suas entidades e os problemas para a Secretária de Estado, além de discutirem também alguns assuntos relativos ao Consulado. “A reunião transcorreu da melhor forma possível, foi profícua e a contento de todos, ela foi atenciosa com os problemas apresentados, e acho que alguns vão ser, no devido tempo, solucionados”, disse ao Mundo Lusíada o presidente do CCP de Santos, José Duarte Alves.
Na programação da visita oficial a Santos, a Secretária visitou o Escritório Consular, o Centro Cultural Português, onde teve a reunião com dirigentes da Comunidade na região seguido de almoço e por fim uma visita ao Morro de S. Bento (comunidade genuinamente madeirense que vive naquela área).
Ainda antes do almoço Berta Nunes acompanhada do presidente da casa, José Duarte, descerrou uma placa fixada ao lado da entrada do Salão Camoniano, comemorativa à sua visita.
Após o almoço, em uma breve solenidade, o responsável pelo protocolo, Com. Vasco Frias Monteiro fez a abertura anunciando a presença da secretária de Estado, Berta Nunes, do embaixador de Portugal Jorge Cabral, do cônsul-geral de Portugal em SP, Paulo Nascimento, o assessor da SECP Paulo Domingues, e o presidente do Instituto Camões, Luis Faro Ramos, além do Cônsul Adjunto Hugo Gravanita e do vice-cônsul Rogério Vieira.
Diversos representantes da comunidade participaram do encontro em representação das casas regionais e entidades ligadas à comunidade, como Casa da Madeira de Santos, Casa de Portugal de Praia Grande, Escola Portuguesa de Santos, entre elas Celeste Mendes. “Celeste Mendes é sem dúvida nenhuma um esteio da comunidade portuguesa, e seu marido sem dúvida nunca está ausente, está sempre presente”, disse Vasco Frias mencionando Armênio Mendes, em memória, e aplaudido por todos.
Foi citado também: Antonio Carlos Ribeiro, presidente da Associação Atlética Portuguesa, Juliana Lopes, conselheira das Comunidades Portuguesas, Rose Marques, presidente do Elos Clube de São Vicente, Mário Marques, presidente do Tricanas de Coimbra, Noemia Serra, presidente do Elos Clube de Santos (recém eleita), José Roberto Frutuoso, presidente do Elos Clube Internacional, e Lúcia Rebelo, presidente da OAB de Santos, além do candidato tucano à prefeitura de Santos, Rogério Santos, declaradamente apoiado pela comunidade portuguesa ali presente.
No evento teve algumas trocas de mimos e um breve protocolo onde falou o presidente José Duarte, o anunciado candidato à Prefeitura de Santos, Rogério Santos, e a Secretária Berta Nunes. Depois do almoço a informalidade tomou conta. Muito atenciosa com todos, a secretária cumprimentou os presentes e tirou muitas fotos, sendo bastante requisitada, antes da saída para a visita ao Morro de S. Bento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend