Rancho de Campinas completa 59 anos com grande festa e homenagens

Confira a Galeria de Imagens aqui >>

Por Odair Sene

Em 15 de abril a diretoria da Casa de Portugal de Campinas, comandada pelo presidente Jota Santos, recebeu um público excelente na grande festa de aniversário de 59 anos de fundação do Rancho Folclórico da entidade.

Com aquela entrada especial, um concorrido coquetel regado a muitos bolinhos de bacalhau, queijos e demais acompanhamentos, a equipe da cozinha supervisionada pela Isabel Lopes preparou o já conhecido e suculento bacalhau à moda da casa, que é cem por cento aprovado pelo público que vem comparecendo aos eventos ali realizados e enchendo a casa em todas as festas.

Pedro Peixoto, o vice presidente da entidade e atual responsável por toda parte cultural da casa, falou ao Mundo Lusíada sobre a data festiva, dizendo que ao longo da sua história o Rancho sofreu algumas reformulações chegando inclusive a usar o nome de “Rancho Videirinha” da Casa de Portugal de Campinas. Depois voltou a ser este reconhecido “Rancho Folclórico” da Casa de Portugal que é sucesso hoje.

“Vai mudando com o passar do tempo, entra um ensaiador, depois sai e entra outro, então o grupo vai sofrendo algumas mudanças, mas hoje está bem, tivemos recentemente componentes de outros grupos nos ajudando a reestruturar mas nos acertamos e agora os componentes são da casa”, disse Peixoto elogiando o trabalho do atual ensaiador o André Luiz Guedes Santos (popular Luizinho sanfoneiro), que vem cuidando muito bem do repertório e dos números apresentados pelos cerca de 30 componentes ao todo.

Há inclusive, segundo o vice Pedro Peixoto, um planejamento para, em breve, o Rancho finalmente produzir seu próprio CD que seria o primeiro de sua história.

Na apresentação especial de aniversário, o Rancho fez questão de prestar algumas homenagens como reconhecimento às pessoas importantes para a vida cultural da casa, em especial do Rancho, entre eles alguns componentes como a Lílian Vieira, mas também a Isabel Lopes (que comanda toda a parte da gastronomia), o Luizinho, o presidente Jota Santos que recebeu a placa feita pelos folcloristas para dar nome à nova “Sala de Trajes José dos Santos Antonio”, e que emocionou o comandante, enfim foram várias homenagens.

Citando a presença da Deputada Estadual Célia Leão presente na casa, Jota Santos cumprimentou a comunicação social (local e lusa presentes no evento) e falou no palco que é uma “felicidade enorme” para ele fazer essa festa e que este dia marcou como um dos dias mais felizes para ele como presidente da casa, se referindo a essa cultura folclórica portuguesa que ele gosta muito.

Ainda antes do encerramento da apresentação de aniversário, uma novidade do Rancho, os componentes deixaram o palco, foram servir a sobremesa aos convidados e depois retornaram ao palco para o devido encerramento, logicamente receberam os maiores aplausos.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: