Rancho da Póvoa recebido na Associação dos Poveiros de São Paulo

Durante apresentação do Rancho Poveiro, homenagens na Sociedade dos Poveiros de São Paulo, ao presidente da Casa dos Poveiros do Rio, à Prefeitura do Guarujá, e ao rancho convidado. Foto Mundo Lusíada
Durante apresentação do Rancho Poveiro, homenagens na Sociedade dos Poveiros de São Paulo, ao presidente da Casa dos Poveiros do Rio, à Prefeitura do Guarujá, e ao rancho convidado. Foto Mundo Lusíada

Por Vanessa Sene

A Sociedade dos Poveiros de São Paulo recebeu, na noite de 17 de janeiro, o Rancho Poveiro. Diretamente da Póvoa de Varzim, a delegação chegou primeiro no Rio de Janeiro, para o aniversário da Casa dos Poveiros contando com o presidente da Câmara da Póvoa, Aires Pereira, mas que não pode seguir para São Paulo por conta de compromissos na capital portuguesa. Na capital paulista, o rancho português fez uma bela apresentação após o rancho da casa abrir a noite, e depois do bom público presente saborear um típico bacalhau.

“Para nós é uma honra receber o Rancho Poveiro, que atua na Póvoa de Varzim e em diversos países como Canadá, França, Itália, Alemanha, o rancho tem uma projeção internacional. E aqui para nós é uma honra porque a comunidade poveira em São Paulo é bastante grande, eles revivem um pouco a saudade da terra natal. A presença do rancho na nossa casa é muito gratificante” diz o presidente da Casa dos Poveiros de SP, Isaias Santos.

Segundo ele, a presença do grupo na associação permite um intercâmbio com o rancho Raízes de Portugal dos Poveiros de SP. “Estamos fazendo uma confraternização entre os dois ranchos” diz o presidente da casa. Em sua passagem por São Paulo, o grupo da Póvoa ainda atuou no Guarujá, a convite da prefeita Maria Antonieta, onde foram muito bem recebidos.

Diretor há 37 anos, Jacinto Sá preside a comissão de gestão do Rancho Poveiro e seguiu nesta que foi sua oitava viagem ao Brasil, apoiado pela Secretaria de Turismo da Póvoa de Varzim. O grupo viajou com 35 pessoas, quase completo, e conta com a participação de jovens de 15 anos até componentes de 80 anos.

A manutenção é feita pelo próprio grupo, e quando há projetos de longo prazo, a Câmara os apoia. “O senhor presidente da Câmara nos acompanhou ao Rio de Janeiro, viemos participar do aniversário de 85 anos da Casa dos Poveiros do RJ, era para vir conosco à São Paulo mas teve um imprevisto de última hora e teve que regressar a Portugal, com a promessa feita à Associação dos Poveiros de SP que estaria aqui no aniversário da casa em abril”.

Durante o evento, Jacinto Sá e o presidente da casa Isaias dos Santos trocaram homenagens. O representante da prefeitura do Guarujá, Marco França, recebeu uma placa da Associação dos Poveiros de São Paulo agradecendo pela recepção na cidade litorânea, entregue pela representante do vereador Toninho Paiva. Além desta apresentação, o grupo de Portugal ainda se apresentou no almoço do Clube Português de São Paulo, no domingo seguinte.

“Começamos o ano bem, com evento logo em janeiro, mês que costuma ser só de férias no folclore, mas com a vinda do Rancho Poveiro tivemos a oportunidade de fazer este evento” diz o presidente da casa já pensando no 24º aniversário da Associação dos Poveiros de São Paulo, que acontece no próximo mês de abril.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: