Quiz dos Açores premia aluna com passagem para Portugal na Semana Cultura da CASP

Da Redação

SemanaCultural_CasaAcoresSPA Casa dos Açores de São Paulo realizou, em 23 de agosto em sua sede, o Quiz Açores, um encontro de perguntas e respostas sobre o arquipélago dos Açores, a comunidade açoriana, seus descentes e a relação histórica dos portugueses das ilhas açorianas com a formação do Brasil.

Os açorianos emigrantes concentraram-se na região de Vila Carrão na Zona Leste da cidade de São Paulo e ali fundaram a Casa dos Açores no ano de 1982.

Ao longo dos séculos a presença açoriana no Brasil contribuiu para a formação do país através da fundação de várias cidades importantes, em especial no sul do Brasil, como Florianópolis e Porto Alegre, contribuindo também para a preservação e domínio de grandes espaços do território brasileiro, não apenas no sul do Brasil, mas também no extremo norte do país. Vários de seus descendentes destacaram-se como figuras proeminentes da politica, das artes e das letras do Brasil.

Concurso

O QUIZ AÇORES é a etapa final de um processo que teve início num concurso de redação sobre os Açores, realizado pela CASP em 2012. Na ocasião, quatro escolas da região de Vila Carrão selecionaram, entre os seus alunos da sexta e sétima série, as melhores redações cujo tema era beleza natural das 9 ilhas dos Açores e o meio ambiente.

As 10 melhores redações foram enviadas pela CASP para serem avaliadas por professores da Universidade dos Açores, que por sua vez escolheram as melhores entre os concorrentes. Da etapa final, participaram 5 alunos da Escola Santa Marina, 4 do Colégio Santa Isabel e 1 da EMEF Bartolomeu Lourenço de Gusmão, totalizando 10 concorrentes. Apoiaram os alunos no QUIZ colegas e professores de cada uma das escolas, além de familiares e membros da comunidade açoriana de São Paulo, com intensa participação e sempre respeitando as regras estabelecidas.

A vencedora do QUIZ AÇORES foi a aluna Gabriela Albino Simão de 14 anos, que cursa o 9º ano de na Escola Santa Marina, que acertou 34 de 35 perguntas formuladas, as quais foram sorteadas, na hora, perante o público presente. O prêmio concedido para a aluna foi de duas passagens, uma para a vencedora e outra para um acompanhante, com estadia de uma semana na cidade de Ponta Delgada, capital dos Açores.

Programação

Homenagem à Jeremias Pacheco Boleeiro, poeta e escritor popular açoriano, emigrante e autodidata. Foto: Divulgação
Homenagem à Jeremias Pacheco Boleeiro, poeta e escritor popular açoriano, emigrante e autodidata. Foto: Divulgação

O evento contou ainda com a apresentação do CORAL CANTARES DO BASALTO, da CASP, acompanhado pelo guitarrista Alexandre Matis e os músicos açoriano descendentes Igor Eduardo Rodrigues e Luis Felipe Arruda.

Na oportunidade foi prestada uma homenagem à Jeremias Pacheco Boleeiro, poeta e escritor popular açoriano, emigrante e autodidata, que veio para o Brasil com 26 anos, começou a escrever apenas com 80 anos de idade e que, ainda hoje, com seus 91 anos, continua a produzir poemas e livros, inspirado pela fé cristã e pelo amor à terra natal.

“O nome de Jeremias Pacheco Boleeiro foi dado à Biblioteca da CASP, não apenas para homenageá-lo, como também para homenagear todos os poetas e escritores populares dos Açores, contados às centenas, talvez até aos milhares. Cantar e escrever quadras populares constitui um dos principais traços da cultura e das tradições dos habitantes das 9 ilhas dos Açores”, divulga a diretoria da casa.

Segundo o Diretor de Cultura da CASP, Antônio Arruda, estas inciativas culturais contam com o apoio da Direção Regional das Comunidades, do Governo da Região Autônoma dos Açores e são feitas para propagar a história, a cultura e as tradições do arquipélago, não apenas para os luso-açorianos e descendentes como também para toda a comunidade e região em que a entidade se insere.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: