Programação em agosto comemora 150 anos da SPB

Da Redação

Fundada em 21 de agosto de 1859, a Beneficência Portuguesa de Santos vai promover uma extensa programação, reunindo diversos eventos em agosto, incluindo missa campal, campanhas abertas ao público, sessões solenes e inaugurações.

Foi aberta, em 07 de agosto, a mostra "Um Olhar sobre a Beneficência" com obras do artista plástico Waldemar Lopes, no primeiro andar da SPB. No dia 08, o hospital promoveu a Campanha Prevenção ao Glaucoma, aberto à comunidade. Dia 15 ainda terá a Campanha Prevenção a Hepatites Virais (C).

Entre as homenagens, acontece no dia 14 às 20h, uma saudação do vereador Antônio Carlos Banha Joaquim, no Salão Nobre da SPB. E no dia 21, às 19h30, acontece descerramento de uma placa e entrega oficial do equipamento Gama Câmara no Nucleomed, na Beneficência Portuguesa. O evento será seguido, às 20h, por uma Solenidade em Comemoração ao Sesquicentenário que acontece no Salão Nobre. A Sessão Solene na Assembléia Legislativa (SP), uma iniciativa do deputado Fausto Figueira, acontece dia 24, às 10h.

A programação conta ainda com missa campal com D. Jacyr Braido, no Jardim principal, dia 21 às 9h; um seminário sobre Doação e Transplante de Órgãos, dia 22 das 8h30 às 17h; e Jornada Médica no hospital, de 25 à 27 de agosto as 20h, nas dependências da SPB de Santos.

A solenidade de encerramento da programação festiva ocorre no Salão Nobre, dia 28, ás 19h30.

“Um Olhar Sobre a Beneficência” Até 31 de agosto, em comemoração aos 150 anos de fundação, fica patente a mostra “Um Olhar Sobre a Beneficência”. A exposição reúne dezessete obras (óleo sobre tela e pastel), inspiradas no cotidiano do complexo hospitalar.

Usando como ponto de partida as cores de Portugal (verde e vermelho), Waldemar Lopes, com várias exposições no Brasil e no exterior, usa do impressionismo e do realismo para colocar nas telas sua visão do mundo de cores, sons e formas que compõem o universo da instituição portuguesa criada em 1859.

Muitas flores, em especial rosas e lírios, árvores frondosas, fontes e vários trechos dos jardins da Beneficência, unem-se as figuras religiosas de Santo Antônio, Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora das Graças.

Sanista, Lopes é formado em engenharia pela UNICAMP e em Inglês pelas Universidades de Cambridge e Michigan. Fez especialização em artes plásticas no ateliê de Nildro Molinari e foi lançado no meio artístico por Paulo Bueno Wolf, no final dos anos 1980. Impressionista e realista, também crítico de cinema, tem em seu currículo exposições em países como Portugal, Estados Unidos e Noruega.

A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17 horas, no primeiro andar da Sociedade Portuguesa de Beneficência, na Av. Bernardino de Campos, 47, Vila Belmiro, Santos.

Deixe uma resposta