Procissão e folclore reúne a comunidade na Casa de Portugal do Grande ABC

Por Vanessa Sene
Mundo Lusíada

Folcloristas do Vasco da Gama, de Santos, participaram da procissão e carregaram a Santa até as dependências da Casa de Portugal do ABC.

Cerca de 250 pessoas participaram do almoço na Casa de Portugal do Grande ABC, no domingo 20 de maio. A festa de Nossa Senhora de Fátima começou na Paróquia Nossa Senhora do Paraíso,em Santo André, e com a participação de folcloristas, a Santa seguiu em procissão após a missa na igreja até a Casa de Portugal do ABC.

“A Casa de Portugal sempre teve essa união com a comunidade local” comenta o presidente que pelo quarto ano consecutivo promove essa procissão em conjunto com a Paróquia Paraíso de Santo André. “Depois do nosso aniversário, é a festa mais importante para a diretoria. Sempre tentando resgatar as tradições portuguesas a moda como é realizado em Portugal” diz Paulo Freitas.

Todo o ano, a Casa de Portugal convida um grupo folclórico para participar do seu evento religioso, terminando no palco da entidade, com apresentação do folclore para os convidados. “Nós tentamos diversificar os grupos folclóricos, dentro do possível”.

Ao Mundo Lusíada, o Padre Vanderlei Ribeiro, que celebra missas lotadas e participa de programas de rádio na região, fala da iniciativa do evento promovido pela Casa de Portugal do ABC.

“Dois pontos importantes. Primeiro é a fé, um momento importante para cultivarmos e para que sempre esteja viva. E o segundo ponto é a tradição. A comunidade portuguesa está de parabéns no sentido de não perder esta raiz. São dois momentos que não podem ser excluídos, que é a fé e a tradição, mesmo aqui no Brasil, a comunidade portuguesa quer manter a tradição. E a nossa Paróquia do Paraíso tem orgulho de participar junto com a comunidade portuguesa, agradecemos muito a Casa de Portugal que tem nos ajudado, colaborado com nosso trabalho de evangelização” diz o padre.

Pe. Vanderley ainda citou que a aparição de Nossa Senhora de Fátima que marcou o mundo, e os seus pedidos para que a humanidade se volte à Jesus, numa aparição em Portugal, que fez com que o mundo hoje visitasse Fátima. E ainda disse que esta ação da paróquia e da Casa de Portugal agrega as famílias da região. “Este é um momento de muitos frutos”.

Paulo Costa, diretor do Grupo Folclórico Vasco da Gama de Santos, esteve pela primeira vez se apresentando na Casa de Portugal do ABC, citando como uma “benção” esta primeira iniciativa com a casa. Os integrantes do grupo participaram da procissão carregando a Santa desde a Paróquia Paraíso até as dependências da Casa de Portugal. “A nossa religião é em primeiro lugar” diz ele que é devoto de Nossa Senhora. “Nós temos que esquecer aquelas briguinhas entre grupos, aquele jogo de vaidade, nós trabalhamos por um ideal só. Nós colocamos o coração em primeiro lugar e hoje vivemos é uma realidade graças a essa união. Estamos aqui pensando em promover cultura e essa é a essência para o sucesso que, graças a Deus, o Vasco da Gama está tendo por aí” comenta Paulo Costa.

O grupo Vasco da Gama esteve presente na casa com sete pares e trajes de Afife, representando o norte de Portugal. “Somos um grupo de norte à sul de Portugal, mas focado 90% no Alto Minho” diz ele sobre o repertório para a primeira apresentação no ABC Paulista. “E este momento de procissão, para quem é católico e devoto de Fátima, é um momento único e faz bem para o espírito”.

Após a bacalhoada promovida pelo departamento feminino, os presentes assistiram uma boa apresentação de folclore com o Vasco da Gama.

Seguindo com seus eventos, já em 1 de junho, a casa recebeu a fadista de Portugal, Maria Emília, para uma Noite de Fados.  E segue com sua programação com próximos eventos no mês de setembro, depois de julho e agosto em férias.

 

Confira a Galeria de Imagens Festa Ns. de Fátima do ABC

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: