Primeiro evento do ano traz folclore e forró no Trasmontano

 

Mundo Lusíada

Entre o repertório desta Tasca, o Aldeias trouxe canções do Baixo Minho, Trás-os-Montes, Paços Brandão, de Terras da Feira, e Alto Minho. O ensaio do Aldeias que começou em 28 de janeiro, reuniu 18 mulheres e 18 homens. São 36 componentes somente na parte da dança, mais os integrantes da tocata que está praticamente completa, disse o ensaiador Manuel Fernandes.

Antes da apresentação do grupo, o apresentador João D’Anna citou que o Aldeias estava de “luto” nesta primeira Tasca do ano, pelo recente falecimento do Sr. Armênio Fernandes.

A próxima apresentação do Aldeias de Portugal acontece no dia 24 de fevereiro, na Vindima da Casa de Portugal da Praia Grande, no litoral paulista. Saiba mais informações na Agenda de Eventos do Mundo Lusíada. Pergunta para Zé Correia

Mundo Lusíada

No início da apresentação do Aldeias de Portugal, o apresentador João D’Anna e o ensaiador do grupo, Manuel Fernandes, chamaram atenção do público para o comportamento de alguns folcloristas que, durante festas folclóricas como a Tasca do Aldeias, estão convidando componentes que dançam na casa para ingressarem no seu grupo folclórico. Em São Paulo, existem diversos ranchos, mas este tipo de comportamento pode acabar em desavença entre componentes.

Ao Mundo Lusíada, Manuel Fernandes questionou a ética no folclore direcionando uma pergunta ao José Correia, representante da Federação Portuguesa de Folclore em SP. “Eu gostaria de perguntar para o Zé Correia se isso é certo, se é ético? Andar chamando componentes de um grupo para ingressar no outro grupo. Eu acho que é válido sim se a pessoa saiu de um grupo, se está fora do grupo. Agora ir numa festa de outros grupos e convidar componentes da própria casa para participar do rancho deles, é sacanagem” diz Fernandes. “Meu grupo é assim, quer sair está liberado. Quer entrar, também está liberado. Agora eu chamar alguém de outro grupo, jamais”.

 

Leia Mais: >> Aldeias de CD novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend