Primeira Noite Trasmontana é sucesso na Casa de Brunhosinho

Folclore e culinária portuguesa são destaques na primeira festa do ano na entidade.

Por Odair Sene Mundo Lusíada

Mundo Lusíada

>> O Grupo Folclórico da Casa de Brunhosinho de São Paulo durante apresentação no palco da entidade.

A Casa de Brunhosinho de São Paulo, localizada no bairro de São Miguel Paulista, recebeu bom público no último 27 de março, para seu evento mensal. A Noite Trasmontana do Brunhosinho é conhecida por oferecer uma culinária típica, além de trazer sempre um grupo folclórico português com suas danças típicas e mais o grupo da casa que se apresenta sempre sob muito entusiasmo do público e dos componentes.

Desta vez, a casa recebeu o Grupo Folclórico Cantares e Dançares do Minho (da Casa Cultural Império do Minho, com sede na Casa Verde, em São Paulo). Depois dos convidados, o público pôde assistir o folclore da casa, o Grupo Folclórico da Casa de Brunhosinho de São Paulo, com seus trajes do Alto Minho. Manuel Caldas apresentou o grupo convidado, Cantares e Dançares do Minho e a Ana Maria apresentou o anfitrião neste primeiro evento de 2010, o qual a casa ofereceu ao folclorista Manuel Fernandes, falecido no último mês, e que ensaiava o Grupo Folclórico Aldeias da Nossa Terra, ligado ao Arouca São Paulo Clube.

Sucesso do CD Brunhosinho “Estamos com alguns componentes retornando, estavam afastados por problemas pessoais e estão voltando agora. Também a nossa ensaiadora mudou, a Fátima teve que se afastar por problemas de estudo. Ela e o Fernando estão vindo esporadicamente, sem aquele compromisso semanal”, diz a apresentadora Ana Maria. A atual ensaiadora do Brunhosinho é a Ana Lucia, irmã da Fátima.

No ano passado, o Grupo Folclórico da Casa de Brunhosinho realizou um dos seus maiores projetos, o lançamento de um CD do grupo. E o resultado deste trabalho está sendo muito positivo para retomar as atividades do grupo em 2010. “Estamos voltando com uma alegria imensa porque no ano passado fizemos o nosso maior projeto, que é o CD da Casa de Brunhosinho. Está tendo uma reciprocidade maravilhosa, estamos gostando muito porque está sendo bem aceito, tem tocado. Então, estamos começando com a corda toda, felizes e contentes”, afirma Ana Maria.

Apesar de uma agenda variada e algumas viagens programadas, o grupo da casa enfrenta um problema de compatibilidade de datas. “Temos muitos estudantes na casa, e isso as vezes dificulta um pouco. Vamos aguardar mais um pouco para ver como ficarão estas viagens”, informa, relatando ainda que antigamente o grupo era formado, na sua maioria, por comerciantes. “Hoje nós temos estes comerciantes, porém temos uma gama grande de estudantes também, então em algum momento isso dificulta. Mas estamos preparando algo sim”.

Deixe uma resposta