Primeira Festiva do ano na Casa de Portugal de São Paulo reúne bom público

 

Por conta das eleições na diretoria da entidade, no início do ano, o Grupo Folclórico da Casa de Portugal promoveu sua primeira festiva somente neste mês de maio. Mas a programação para o ano deve ser de muitas festas, avisa o diretor de folclore Ernesto Lemos. “Temos agora no nosso departamento social o Comendador Vasco Frias Monteiro, que vai ajudar bastante no movimento, ele já fez parte de outras associações e também gosta muito de festas. Teremos muitas festas este ano”.

Dançando canções de norte a sul de Portugal, o grupo apresentou números com dois novos componentes do grupo. “Quando tem evento na casa, sempre procuro dançar pelo menos duas músicas para eles irem se adaptando ao folclore” diz o diretor do grupo que reúne atualmente 50 componentes. E a agenda também está cheia. Eles que estiveram recentemente em Osasco, na Festa de Nossa Senhora Aparecida da Igreja São Domingos – um evento organizado por madeirenses em que os folcloristas participam há 14 anos – também marcaram presença no último mês em Bauru, Botucatu, Curitiba entre outros.

Segundo anunciou o apresentador Vasco Frias, a Casa de Portugal promove, no próximo 15 de julho, um Festival de Folclore com a participação dos ranchos folclóricos da Casa Ilha da Madeira, Arouca SP Clube, Luzitano e Raízes de Portugal (à confirmar). Além disso, a casa deve receber em próximos eventos a presença de renomados cantores como Roberto Leal e Fábio Jr. Aguarde mais informações acompanhando a Agenda de Eventos do Mundo Lusíada. Presidente quer levar folcloristas à Portugal O Dr. Julio Rodrigues, recentemente eleito presidente da Casa de Portugal de São Paulo, revelou ao Mundo Lusíada a intenção de levar o grupo folclórico à Portugal no próximo ano. Na sua gestão, a diretoria da casa deve continuar investindo no grupo, e ainda realizar mais “este sonho” levando-os à Portugal em 2008, e especificamente à Madeira, o que “a casa não faz há quase 10 anos”.

 

Mundo Lusíada

Artur Andrade Pinto, do Arouca SP Clube, o presidente Julio Rodrigues, Antonio de Almeida e Silva do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira, e Vasco Frias Monteiro, que agora é diretor da casa.

“O rancho folclórico vai estar em Portugal visitando as principais cidades de Portugal e se apresentando nas principais cidades” afirmou Rodrigues. As análises de custo, transporte e hospedagem já estão sendo discutidas, e terá o patrocínio de algumas instituições como o Banco Banif, natural da região do Funchal.

Como o seu antecessor, o atual presidente da casa Julio Rodrigues também apóia o folclore. “O folclore é a alma lusitana. É a nossa vida dançando, uma manifestação da cultura do povo português e uma dança que vem dos primórdios da nossa nação, que representa o cotidiano” disse o presidente confirmando que o grupo tem um patrocínio específico.

De acordo com ele, nesta sua gestão o trabalho do ex-presidente Antonio Ramos será continuado. “Primeiro, já é uma missão muito grande podermos continuar o trabalho que o comendador Ramos fez sempre na casa, um trabalho honesto, sério, de muito amor pela casa. Eu não sei se tenho a mesma disponibilidade de tempo que ele teve, mas nós temos uma diretoria muito unida. Tivemos um reforço da diretoria e cremos que vamos fazer um grande trabalho, inclusive na altura da casa, na altura que Ramos fez no passado” finalizou.

Deixe uma resposta