Presidente do Conselho da Comunidade defende renovação com jovens portugueses de SP

Por Vanessa Sene

Começou a semana anual de comemorações do ’10 de Junho’ em São Paulo. As entidades luso-brasileiras se reúnem para celebrar o Dia de Portugal, Camões e Comunidades Portuguesas. E o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo defende uma renovação dos integrantes da comunidade, visando o futuro.

Ao Mundo Lusíada, o atual presidente do órgão, Manuel Magno, falou sobre os novos cidadãos portugueses em São Paulo, que vem crescendo constantemente, e como o Conselho da Comunidade pode agregar a tradição e a modernidade.

“Temos muito trabalho a ser feito, mas hoje ele se torna um pouco mais fácil. As redes sociais são hoje excepcionais no sentido de levar essas notícias e eventos, o dia a dia da nossa comunidade, para esse pessoal. Nós tínhamos em média, através do Consulado de Portugal, uma concessão de nacionalidade na faixa de 10 mil por ano. Se nós conseguirmos atingir os novos nacionais dos últimos quatro anos, estaremos atingindo perto de 40 mil novos portugueses”.

Segundo Magno, grande porcentagem desses brasileiros que adquiriam a nacionalidade portuguesa, é formada por jovens. Ainda, Magno comentou a participação nas últimas eleições europeias, que apesar de poucos votantes em relação a quantidade de recenseados para a eleição, ainda assim teve uma maior participação no Brasil.

“Desses votantes, 90% eram de novos nacionais, porque eram jovens que vieram votar. A nossa comunidade, propriamente dita, se vieram 10% foi muito, e ela não comparece e não se preocupa. Esse pessoal, deixando de participar das nossas coisas, e especialmente deixando de participar da vida de Portugal através das eleições, é uma coisa que nos deixa infelizes porque vemos que as tradições vão morrendo”.

Para o presidente do Conselho, é preciso cada vez mais trazer os jovens portugueses para que as comunidades portuguesas “não morram” defendeu.

A Casa de Portugal iniciou as comemorações do Dia de Portugal 2019, na noite de 01 de junho, com show da fadista Joana Amendoeira. Presente no evento, o presidente do Conselho da Comunidade, falou da comemoração em 2019 e a data festiva para São Paulo.

“O 10 de Junho é especial porque comemora Dia de Portugal, Camões, Comunidade Portuguesa. E a nossa ideia, em termos de comunidade, é sempre fazer essas datas aparecerem para que elas não morram, para que elas não caiam no esquecimento”.

A programação iniciada com fado segue com diversas iniciativas. Em 24 de junho, acontece também a comemoração oficial da data na Assembleia Legislativa de São Paulo, em sessão solene por iniciativa do deputado Carlão Pignatari.

A solenidade é uma realização do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira, em parceria com a Casa de Portugal de São Paulo.

Segundo Magno, todas essas iniciativas comemorativas devem continuar, porque “atraem esses jovens lusitanos” afirmou. “Se não fizermos esses eventos, a comunidade envelhecida não participa mais, se os novos não vieram através destes ‘chamarizes’, não vamos ter comunidade em pouco tempo” finalizou.

Acompanhe os próximos eventos da comunidade portuguesa na nossa Agenda de Eventos e na nossa página no Instagram >>.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend