Presidente do Clube Português de SP é condecorado por Cavaco Silva em Lisboa

Da Redação
Com Lusa

Rui Fernão Mota e Costa, entre o presidente do Conselho da Comunidade, Antônio de Almeida e Silva, e o cônsul de Portugal em SP, Paulo Lourenço.
Rui Fernão Mota e Costa, entre o presidente do Conselho da Comunidade, Antônio de Almeida e Silva, e o cônsul de Portugal em SP, Paulo Lourenço.

Na cerimônia comemorativa ao 10 Junho, Dia de Portugal, Camões e Comunidades Portuguesas, o presidente português Aníbal Cavaco Silva deve condecorar 22 personalidades das comunidades e cidadãos residentes no estrangeiros.

Do Brasil, serão distinguidos Jorge da Conceição Lopes, empresário na área dos produtos alimentares em São Paulo, Raul Araújo Penna, empresário e presidente da Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil, e Rui Fernão Mota e Costa, advogado, empresário e presidente do Clube Português de São Paulo, com a comenda da Ordem do Mérito.

Ainda, Arménio Ferreira Diogo, empresário da restauração no Recife e presidente da Câmara de Comércio Brasil-Portugal de Pernambuco, será distinguido como comendador da Ordem do Mérito Empresarial, Classe do Mérito Comercial. E Albino Nunes, empresário com restaurantes e empresas em São Paulo e radicado no Brasil há mais de quatro décadas, será condecorado como comendador da Ordem do Mérito Empresarial, Classe do Mérito Industrial.

Rui Fernão Mota e Costa assumiu a presidência do Clube Português e conseguiu modernizar a casa, fazendo parcerias que deram certo. Atualmente, a entidade se diz auto-sustentável, com reformas concluídas e dinheiro em caixa que faz da entidade mais antiga de São Paulo ter uma gestão elogiada pela comunidade. Segundo o presidente,  O Clube Português só não está em dia com suas despesas como não tem nenhuma dívida, garante Rui Mota ao Mundo Lusíada.

Outros países
O jornalista José Manuel Milhazes Pinto, residente na Rússia e há vários anos correspondente da Lusa e de outros órgãos de comunicação social portugueses, será condecorado como comendador da Ordem de Mérito. Entre os agraciados no Dia de Portugal está também o congressista de origem portuguesa na Califórnia Devin Nunes, que será distinguido como Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

Como comendadores da Ordem do Infante D.Henrique serão condecorados o deputado do SPD e presidente do grupo parlamentar de amizade Alemanha-Portugal do Bundestag desde 2002 Christian Lange, o austríaco e cônsul honorário de Portugal em Innsbruck Ernst Wunderbaldinger, além da italiana Fernanda Toriello, professora catedrática de literatura portuguesa e brasileira e de literaturas africanas de expressão portuguesa da Universidade de Bari.

O empresário argelino Lyes Boudiaf, que é diretor-geral da Partex Argélia desde 2009 e representante da Fundação Calouste Gulbenkian no país, será agraciado como Cavaleiro da Ordem do Infante D. Henrique.

Como comendadores da Ordem do Mérito serão distinguidos Ana Maria Torres, conselheira municipal em Bordéus que se tem dedicado ao ensino do português a cidadãos franceses na região, Daniel da Ponte, senador estadual e ‘chairman’ da comissão de Finanças do Senado do Estado de Rhode Island, Duarte Manuel Ponte Miranda, antigo vice-presidente executivo do Royal Bank of Canadá, e Emanuel Linhares, presidente do conselho de administração da Caixa Económica Portuguesa de Montreal, no Canadá.

Serão ainda agraciados como comendadores da Ordem do Mérito Fernando Gomes, médico que exerce em Macau e é responsável pelo serviço de Medicina Física e Reabilitação do Centro Hospitalar Conde de S. Januário, Henrique Novais Ferreira, engenheiro residente em Macau desde o início da década de 90 que esteve ligado à construção do aeroporto e da ponte Flor de Lótus, e João Carlos Cardoso Pinheiro, empresário do ramo automóvel em New Bedford, nos Estados Unidos.

João Francisco Lopes dos Santos, corretor imobiliário no Canadá e co-fundador da Federação Luso-Canadiana de Empresários e Profissionais, Mário Castilho, presidente e Fundador da Associação Portuguesa Cultural e Social de Pontault Combault, serão também distinguidos como comendadores da Ordem do Mérito.

António Antunes Canas, conselheiro das Comunidades Portuguesas eleito pela Argentina desde 2003, será agraciado a título póstumo como comendador da Ordem do Mérito. Como oficial da Ordem do Mérito será condecorado Masamichi Matsumoto, diretor do Athénée Français Cultural Center e promotor do cinema português no Japão.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: