Praça Mauá vira Portugal pelo quarto ano

Por Odair Sene

Prefeito de Santos Paulo Alexandre Barbosa recebendo homenagem do cônsul Armenio Mendes, e Luiz Dias Guimarães (Secretário de Turismo de Santos). Foto Mundo Lusíada
Prefeito de Santos Paulo Alexandre Barbosa recebendo homenagem do cônsul Armenio Mendes, e Luiz Dias Guimarães (Secretário de Turismo de Santos). Foto Mundo Lusíada

A Praça Mauá se transformou numa casa portuguesa por um dia, pelo quarto ano seguido. Durante todo o dia 09 de junho, a comemoração do Dia de Portugal, Camões e Comunidades Portuguesas reuniu diversos grupos folclóricos, fadistas, artesanato e culinária portuguesa, além de um grande público usando adereços portugueses, como pediu a organização. Durante todo o dia, quase 10 mil pessoas passaram pelo local.

A abertura do evento contou com a presença do prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, o secretário de Turismo de Santos, Luis dias Guimarães, juntamente com o cônsul honorário de Portugal em Santos, Armênio Mendes, e líderes associativos da região. “Esse é um dia feliz para todos que estão aqui, com o coração amando esse momento, porque amam a sua terra natal, e amam essa terra maravilhosa que é Santos” afirmou Armênio Mendes na abertura do evento, entregando uma camisa de Portugal ao prefeito, e pedindo ao chefe do executivo para que o evento passe a constar no calendário oficial da cidade.

Pela primeira vez, Santos tem um prefeito com nacionalidade portuguesa. Paulo Alexandre Barbosa citou a importância da comunidade portuguesa na história de Santos, relembrando instituições marcantes na cidade, como por exemplo a Escola Portuguesa e a Portuguesa Santista.

“São tantos laços que unem Santos à comunidade portuguesa. É cada vez mais importante, ano a ano, reverenciar e fortalecer esses laços que nos unem. Como cidadão português, pela nacionalidade portuguesa, fico muito orgulhoso em participar dessas festividades, e assumir compromisso com a comunidade de ano a ano aprimorar esses festejos” disse o prefeito, lembrando ideias que devem utilizar outros espaços da cidade para ampliar a festividade, como Arena Santos. “Um povo que não preserva seu passado, não constrói o seu futuro, precisamos valorizar nossas origens”.

DiaPortugal_PracaMauaSantosAo Mundo Lusíada, o cônsul honorário Armênio Mendes, falou dos apoios que o Consulado tem para promover esta 4ª edição do Dia de Portugal em Santos. “Essa foi uma brilhante ideia de alguns portugueses que nos trouxeram isso, nós acabamos tomando isso como um evento para a cidade. O prefeito e o ex-prefeito abraçaram essa ideia, e é o quarto ano consecutivo em que faz parte da comemoração do dia de Portugal, Camões e Comunidades portuguesas. Passou a ser um dia importante para portugueses e brasileiros que gostam um pouco da cultura portuguesa, além do propósito de trazer para aqueles que há tantos anos emigraram para cá e não tiveram oportunidade de voltar a Portugal, se sentirem um pouco em Portugal ao assistir o folclore, ao ouvir o fado e comer os doces regionais. Essa é a ideia e isso que está solidificando para fazer parte do calendário da cidade”.

Independente de crise, os portugueses que emigraram para diversas partes do mundo não esquecem o dia da sua pátria. “Talvez se comemore mais o nosso querido Portugal no mundo do que propriamente em Portugal” referiu o cônsul citando vários eventos que marcam a data anualmente.

Presidente do Rancho Folclórico A Eira, de Nova Jersey, Abílio Timóteo, esteve pela primeira vez esteve no Brasil. Cerca de 40 pessoas vieram dos Estados Unidos para participação de eventos do Dia de Portugal em São Paulo, Santos e Campinas. “Há um pequeno apoio, entre Santos e Campinas, que nos acolheu muito bem e estamos gratos por isso” diz Abílio que aposta em novos intercâmbios entre folcloristas. “Fazer intercâmbio é possível se for da vontade de todos, se todos trabalharem em prol do folclore e da cultura”.

Os integrantes do grupo são na maioria norte-americanos, os que dançam são todos americanos, já a tocata é formada por portugueses radicados nos Estados Unidos há muitos anos. A característica do grupo A Eira são canções genuinamente de Viana do Castelo.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: