Poveiros de São Paulo promovem “Noite de São Pedro” e “Dia dos Poveiros”

O presidente da casa Lino Lage recebeu representantes e autoridades. Confira a Galeria de Imagens >>

Por Vanessa Sene

Na noite do dia 30, a Sociedade dos Poveiros de São Paulo promoveu mais uma edição da Noite de São Pedro e Dia dos Poveiros, instituído pelo vereador Toninho Paiva no calendário da cidade de São Paulo.

Na abertura do evento, a Banda da Guarda Municipal de São Paulo executou os hinos de Brasil e Portugal. Alguns presidentes de entidades luso-brasileiras estiveram presentes e parabenizaram a gestão pela grande festa, como o presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira Manuel Magno. O cônsul-adjunto em SP, Hugo Gravanita, elogiou o evento e apesar da derrota da seleção de Portugal na Copa do Mundo, que ocorreu no mesmo dia, disse que a entidade tem muito o que comemorar.

Este ano, a diretoria prestou homenagens para colaboradores da casa, entre folcloristas e pessoal que trabalha em todos os eventos para receber todos os convidados, os quais sempre lotam a entidade. Em parceria com o vereador Paiva, foi entregue uma placa aos homenageados do ano, abrindo o evento desta noite, em uma grande confraternização.

O presidente Lino Lage não tinha ideia de quantas pessoas a casa recebeu para o “arraial poveiro”, mas descreveu como superlotado, nesta noite de comida farta em ambiente bastante familiar.

Cerca de 100 quilos de sardinha foram preparadas para o evento, além de 50 quilos de febras, mais de 10 quilos de contrafilé, além de caldo verde, vinho quente, quentão, arroz doce e mais. “É tudo típico do arraial poveiro” diz o presidente.

Em um evento de sucesso, o presidente ainda disse que encerra sua gestão no mês de abril do ano que vem, esperando passar o bastão para o próximo presidente. “Espero que quem venha me substituir venha com muita força para poder dar continuidade na casa” diz ele que já está na segunda eleição, portanto irá entregar o cargo para seu sucessor.

A agenda da entidade passa por três grandes eventos, com a festa de aniversário em abril, a festa de São Pedro tipicamente poveira, e a confraternização natalina. Comentando a fase difícil na economia do país, o presidente disse que “contra tudo e todos, o saldo é positivo”. Apesar de perdas na própria comunidade – uma das ausências sentidas nessa noite foi do saudoso Laurentino Vilar, falecido recentemente – o presidente citou a importância de “manter a união da comunidade e bola para frente”.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: