Portugueses em Macau angariam mais de meio milhão de euros para ajudar Portugal

Arquivo Lusa: O presidente de Portugal em visita a Escola Portuguesa de Macau.

Mundo Lusíada
Com Lusa

A comunidade portuguesa em Macau angariou mais de 4,6 milhões de patacas (530 mil euros) para comprar equipamento de proteção para os profissionais de saúde em Portugal e material que garanta mais testes à covid-19.

O montante recolhido ao longo de duas semanas é de 4.661.377,70 patacas, segundo o presidente do Banco Nacional Ultramarino (BNU) em Macau, Carlos Álvares.

A iniciativa promovida por um movimento que junta quase duas dezenas de entidades e personalidades que definiram como prioridade a aquisição de equipamento que proteja todos aqueles que estão na linha da frente e a capacidade nacional de detecção de casos.

A conta aberta no BNU deveria estar aberta até 05 de abril. Contudo, o prazo foi prorrogado por mais dois dias e o saldo continuou a crescer, em especial após a entrega de dois cheques de valores avultados.

Como por exemplo, um milhão de patacas (120 mil euros) doado pela Sociedade de Turismo e Diversões de Macau, fundada pelo magnata do jogo Stanley Ho, e meio milhão de patacas (60 mil euros) entregue pela Santa Casa da Misericórdia de Macau, indicou à Lusa o provedor da instituição, António José de Freitas, outra das entidades envolvidas na iniciativa.

Também o empresário de Macau Wu Zhiwei, que produz vinhos em Portugal, vai doar mais de 200 mil máscaras ao Ministério da Saúde português. A doação do proprietário da Quinta da Marmeleira, em Alenquer, destina-se aos profissionais de saúde, sendo por isso dirigida à tutela, indicou.

“As máscaras, com a devida certificação para material médico, foram adquiridas na China”, disse a mesma fonte.

O objetivo é “ajudar a proteger o pessoal da linha da frente no combate à doença em Portugal”, nomeadamente no Hospital de São João, no Porto, e no Hospital Santa Maria, em Lisboa, entre outras instituições públicas, acrescentou.

Em Portugal há 380 mortos confirmados e 13.141 pessoas infectadas com a covid-19.

Dos infectados, 1.211 estão internados, 245 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 196 doentes que já recuperaram.

Portugal encontra-se em estado de emergência desde 19 de março.

A China registou nas últimas 24 horas 63 novos casos de infecção pelo novo coronavírus, incluindo dois de contágio local em Guangdong, província adjacente a Macau, segundo a Comissão Nacional de Saúde chinesa.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: