Portugueses do Grande ABC prestam homenagem à N.S. de Fátima

Na comemoração, oficialmente lembrada em 13 de maio, os portugueses promoveram procissão em reverência à Santa.

Por Odair Sene Mundo Lusíada

Mundo Lusíada

A diretoria da Casa de Portugal do Grande ABC promoveu uma grande festa em homenagem a Nossa Senhora de Fátima, no último 17 de maio. Cerca de 400 pessoas prestigiaram o evento, que contou com uma longa programação.

Iniciado com almoço, servindo uma bacalhoada à moda da casa, o evento contou com uma procissão com a imagem de Nossa Senhora, com saída da Igreja do Paraíso em direção à sede da casa. Em meio a fogos e participação maciça, a procissão foi acompanhada também pelos integrantes do Grupo Folclórico da Portuguesa de Desportos.

O Pe. Vanderlei Ribeiro fez a chegada da imagem e deu a bênçãos aos presentes. Mais tarde, realizou uma missa nas dependências da casa, encerrando a programação do dia com a participação de todos os convidados.

O público assistiu ainda a apresentação do Grupo Folclórico da Portuguesa de Desportos, tudo ao comando do presidente Paulo de Freitas. Entre os presentes, destaque para o deputado federal Vanderlei Siraque (PT), que concorreu à prefeitura de Santo André, além de representantes de diversas associações da comunidade portuguesa, apesar de vários eventos realizados no mesmo dia em outras associações.

Presente no evento esteve também o secretário de Obras e Serviços Públicos de Santo André, Alberto Casalinho, em representação ao prefeito Aidan Ravin (PTB). Casalinho, que faz parte da nova administração da cidade desde a posse do prefeito no início do ano, é descendente de portugueses. “Minha família é toda portuguesa, meus pais, minha irmã, meu falecido cunhado, meus sobrinhos, todos portugueses” disse, contando ainda sobre a vinda da família portuguesa para o Brasil. “Meu pai engravidou minha mãe em Portugal, embarcamos no navio e eu vim nascer aqui no Brasil, para não pagar passagem”, brinca. Esteve ainda representando os respectivos patrocinadores da casa o Miguel Silva (do Banco Millennium) e Antonio Rubira (presidente da Beneficência Portuguesa de São Caetano do Sul).

Devoção especialAo Mundo Lusíada, o Pe. Vanderlei disse ter sido “fantástica” essa junção da igreja com a Casa de Portugal, e citou a especial devoção dos portugueses por Fátima. “Essa devoção é muito especial e ultrapassa a comunidade portuguesa, a Santa se tornou também uma devoção do Brasil, e do mundo inteiro” disse o padre.

“E eu destaco aqui os pedidos de Nossa Senhora à conversão da humanidade, oração e reza do terço. Então, a comunidade, ao reverenciar Nossa Senhora de Fátima, que essa honra, muito mais do que homenagens, flores, danças e toda essa tradição, que nosso coração possa se voltar a Jesus. Isso tudo é algo que vem de Deus e ajuda com certeza a todos nós”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend