Portugueses celebram dia de N.Senhora de Fátima no ABC

Por Vanessa Sene

Mundo Lusíada

Foto Everton Campos/Mundo Lusíada

 

A Casa de Portugal do Grande ABC promoveu a sua festa em homenagem à Nossa Senhora de Fátima, no último 16 de maio. Cerca de 300 convidados estiveram presentes para o almoço preparado pelo departamento feminino da casa. Na programação, os presentes participaram ainda de procissão, da Igreja Nossa Senhora do Paraíso até a sede da entidade, e assistiram a apresentação de folclore português.

Dentre os convidados, esteve presente o secretário de Obras e Serviços Públicos de Santo André, Alberto Casalinho, quem elogiou a iniciativa de manter as tradições portuguesas, passando de geração em geração. “Grande parte dos brasileiros têm presente na sua família um português. Essa tradição que se mantém até hoje é muito importante, e tem a sua religiosidade aportada no Brasil há muitos anos” cita Casalinho, sobre o evento em homenagem a padroeira de Portugal.

“Eu tenho uma relação forte com a comunidade. Meus pais são portugueses, minha família toda é portuguesa. Eu venho, já há alguns anos prestigiar os eventos que a Casa de Portugal sempre faz” diz Alberto Casalinho, que tem pai natural de Aveiro e mãe da freguesia de Aradas.

Esta é a segunda edição do evento, que juntamente com o aniversário da casa e a ceia de Natal, formam os três eventos de maior ênfase promovidos todos os anos. “A inovação este ano é a procissão que vem da Igreja N.Senhora do Paraíso até a Casa de Portugal em andor a moda antiga das aldeias portuguesas. Nossa idéia foi resgatar um pouco desta cultura dos antepassados, o que ainda acontece em algumas aldeias de Portugal” afirma o presidente da entidade, Paulo de Freitas.

E assim, única casa luso-brasileira do ABC Paulista mantém a cultura vinda de Portugal, agregando descendentes e brasileiros. “É o nosso propósito, a cultura e a gastronomia portuguesa, que divulgamos aos portugueses e aos lusos-brasileiros” diz o presidente.

Na semana em que se celebra o Dia de Nossa Senhora de Fátima, em diversas associações portuguesas no país, também na entidade a imagem da santa é utilizada pela igreja local para as celebrações da data, retornando à casa no final da semana. Neste domingo, o Pe. Vanderlei Ribeiro acompanhou os fiéis até as dependências da Casa de Portugal, dando uma benção aos presentes ao final da celebração.

O evento foi encerrado com muita música portuguesa e apresentação do Grupo Folclórico da Casa Império do Minho, do bairro da Casa Verde, em São Paulo.

Nesta tarde, a Casa de Portugal anunciou ainda uma novidade, oferecendo a partir de agora aulas de Dança de Salão aos sábados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend