Portuguesa Santista comemorou 97 anos de fundação

Um dos mais antigos sócios e grande colaborador do clube, Sr. David Alves, foi homenageado pela diretoria.

 

Da Redação

Imagem: assessoria/divulgação
Imagem: assessoria/divulgação

A Associação Atlética Portuguesa, a simpática “Briosa” de Santos completou dia 20 de novembro, seus 97 anos de fundação. O tradicional clube luso-santista realizou um evento em seu espaço de festas no Ulrico Mursa, onde ofereceu coquetel e ao final teve bolo comemorativo.

Entre outros esteve o Alcídio Michel Ferreira, representando o prefeito de Santos, Sadao Nakay, presidente da Câmara Municipal de Santos, José Augusto do Rosário, representando o Consulado de Portugal, Manoel Rodrigues Gonzalez, presidente do Jabaquara, Edvaldo Batista, presidente do São Vicente, Marcos Paulo, representando a ADG, representantes do hospital Beneficência Portuguesa de Santos, ex-presidentes da Diretoria e Conselho, sócios e convidados.

Presente ao evento, o advogado luso santista Alexandre Ramos Antunes fez referências a Portuguesa comentando sobre o evento comemorativo de 97 anos do clube: “Um clube que é da cidade, um clube que disputa um campeonato de futebol profissional, um clube que é fundador da Federação Paulista de Futebol, um clube que possui não só conquistas nacionais, como internacionais que ainda não foram superadas até hoje, um clube que foi contra o racismo antes de qualquer outro, um clube que representa uma comunidade importantíssima para a nossa cidade e nosso país”, disse o advogado que é bastante ligado à Briosa, e aproveitou ainda para reclamar da pouca atenção da imprensa local que não teve interesse pelo assunto.

E neste evento esteve também um dos mais antigos sócios e grande colaborador do clube, Sr. David Alves, que foi homenageado pela diretoria da Portuguesa, num reconhecimento do clube ao torcedor que mereceu elogios de todos.

Coincidentemente dia 20 de novembro é a data contra o preconceito racial. O Dia da Consciência Negra. Uma marca muito própria da Portuguesa que, ao longo de sua história, fez sempre muita questão de combater este tipo de preconceito.

A “lusinha” como é carinhosamente chamada, foi fundada em 1917. E já nos anos 20 teve seu estádio Ulrico Mursa construído. Além de ser o primeiro clube na América Latina e ter uma arquibancada de concreto e coberta. Uma inovação para a época. O clube teve uma ascensão em meados dos anos 30, quando foi a terceira maior força do Campeonato Paulista.

Entre outros grandes, a Portuguesa revelou Leônidas da Silva e Domingos da Guia. E teve até um jogador (Argemiro) convocado para a Seleção para a Copa da França, em 1938. Foi nesta época áurea que a Briosa se juntou aos grandes de São Paulo como: Corinthians, Palmeiras, Portuguesa de São Paulo, Juventus, Nacional, o Ypiranga, Comercial, Santos e o Jabaquara, e juntos fundaram a Federação Paulista no ano de 1941. Até então, os campeonatos eram organizados por ligas independentes.

Por esses acontecimentos em meio a tantos outros, a Portuguesa Santista por meio de sua diretoria, sócios, conselheiros, parceiros e simpatizantes, tem orgulho de sua história, e da certeza que ainda voltará a se destacar no cenário esportivo do país.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: