Português inaugura clínica de saúde ocupacional

Odair Sene Mundo Lusíada

Reprodução

SAÚDE >> Mario Lopes Besteiro é natural de Figueira de Castelo Rodrigo, distrito da Guarda. Um português com 42 anos de Brasil. Recentemente ele e seus dois sócios, Dr. Kazuiti Nakamura, Eng. Hideo Jo, resolveram ampliar sua clínica voltada para o atendimento em assistência médica às empresas.

A Life Saúde Ocupacional é a mais nova clínica de São Caetano do Sul, no ABC Paulista. O português Mario Lopes Besteiro inaugurou a clínica no passado dia 15 de fevereiro, tendo apoio da diretoria da Beneficência Portuguesa de São Caetano do Sul.

Mario Lopes é médico do trabalho e também médico dermatologista no Hospital Beneficência Portuguesa SCS, já há 30 anos. E neste ano, ele e mais dois sócios resolveram aumentar a clínica voltada para o atendimento em assistência médica às empresas, e inauguraram um novo espaço para a Life Saúde Ocupacional, existente já há 10 anos.

“Esta clínica tem como função fazer exames para empresas. Exames de admissão, exames de demissão, exames periódicos, exames de retorno ao trabalho e perícias médicas em relação a acidentes de trabalho” explica o doutor Lopes ao Mundo Lusíada. “Nós vamos lidar mais com a área de medicina ocupacional, tudo isso ligado sempre às empresas. Nós vamos dar assistência médica às elas”.

A Life Saúde iniciou na empresa automobilística General Motors do Brasil. “Fomos funcionários da GM durante 30 anos e depois nos aposentamos, saímos e montamos a Life Saúde” disse. Eles atendem a multinacional há cerca de seis anos.

Depois do espaço tornar-se pequeno, os três sócios decidiram então mudar para um local mais amplo. A clínica compõe 2 consultórios, sala de diretoria, sala de reunião, um pequeno auditório para cursos e palestras, e uma sala para cada exame que será realizado. Dentre eles, exames de eletrocardiograma, eletroencefalograma, exames de laboratório, de audiometria, de acuidade visual. “Nós fazemos toda a parte complementar, todos os exames, o único que não fazemos é o Raio-X mas temos convênio com clínicas radiológicas da região”.

A “medicina do trabalho” é uma especialidade que vem crescendo e que trata da preservação da saúde do trabalhador, buscando qualidade de vida. Para esta especialidade, é importante a avaliação periódica da saúde do trabalhador, levando em conta seu ambiente de trabalho e os riscos em que fica exposto durante o período laboral. O evento de inauguração contou com coquetel e som ambiente, numa recepção para cerca de 80 pessoas.

“Esticadinhos de Cantanhede” Mario Lopes Besteiro é natural de Figueira de Castelo Rodrigo, distrito da Guarda, Beira Alta. Um português com 42 anos de Brasil, que desde pequeno teve uma estreita ligação com a comunidade luso-brasileira.

“Eu tive uma ligação muito grande com a colônia portuguesa até meus 22 anos, quando eu entrei na faculdade” conta Mario Lopes. “Por causa dos estudos, eu me afastei um pouco. Mas cheguei até mesmo a pertencer a conjunto de música folclórica portuguesa: Os Esticadinhos de Cantanhede”, citou o médico, sobre um grupo não mais existente em São Paulo. “Hoje eu acredito que seu diretor morreu e que seu conjunto parou”.

Além deste, o médico que trabalha atualmente na Beneficência Portuguesa de São Caetano, diz ter conhecido outros grupos, além de freqüentar a colônia potuguesa, e principalmente a Casa de Portugal de São Paulo.

Há 30 anos na Beneficência Portuguesa, Mario Lopes diz que a amizade com o presidente da instituição, Antonio Rubira, é longa. “Tenho muita amizade com Rubira, já tinhamos antes dele assumir [a presidência] e hoje mantemos uma amizade ainda mais estreita”.

Deixe uma resposta