Portugal presente no 9º Festival de Folclore

Mundo Lusíada

 

Mundo Lusíada

>> R.F. Aldeias da Nossa Terra, do Arouca São Paulo Clube.

A Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo, através da Secretaria de Educação e Cultura, apoiou a realização do 9º Festival Internacional de Folclore, no ABC Paulista. O evento promovido anualmente tem objetivo de conhecer, divulgar e respeitar as variadas culturas tradicionais e de raiz, mantidas por grupos folclóricos, segundo Julio Mendonça, do Departamento de Ações Culturais da Prefeitura de SBC.

O encerramento da edição 2008, em 09 de agosto, contou com dois grupos folclóricos fundados no Brasil, representantes da colônia portuguesa e japonesa. Durante uma semana de evento, o festival reuniu também grupos do exterior, como dos países da República Tcheca, Honduras, Paraguai e Chile.

Representando Portugal, participou o Grupo Folclórico Vasco da Gama de Santos. “Nós estamos representando Portugal e integrando uma homenagem aos 200 anos da vinda da família real, o que eu fiquei sabendo através do Mundo Lusíada” disse o diretor do grupo, Paulo Costa, concordando em ser essa uma tarefa de grande responsabilidade.

As primeiras apresentações do grupo na programação do evento, juntamente com a presença dos demais participantes, lotaram o auditório do Teatro Cacilda Becker e Teatro Lauro Gomes, em São Bernardo. Os portugueses, que pela primeira vez se apresentaram na cidade, convidaram até os tchecos para dançar um vira-livre. Para Paulo Costa, é muito vantajoso se apresentar para público de fora da comunidade portuguesa. “É até melhor porque as pessoas que não conhecem a cultura portuguesa passam a conhecer, através de nós”.

O Festival Internacional de Folclore é um projeto anual, idealizado pela educadora Terezinha Miquilin, diretora do Colégio São Carlos, que hoje conta com o apoio da Prefeitura Municipal, além da Organização Internacional de Folclore, e da Associação Brasileira dos Organizadores de Festivais de Folclore e Artes Populares.

Culturas Populares TradicionaisEntre 12 e 24 de agosto, a Prefeitura de São Bernardo do Campo também apoiou a primeira edição do Encontro de Culturas Populares Tradicionais, que contou com a presença do Grupo Folclórico Aldeias da Nossa Terra, em mais uma apresentação na cidade do ABC Paulista representando a cultura de Portugal, no domingo 17 de agosto. Nesta tarde ensolarada no Parque Municipal Salvador Arena, o público acompanhou com palmas e animação a apresentação dos luso-brasileiros, que dançaram com apenas 6 pares, canções de norte a sul de Portugal.

Segundo Julio Mendonça, do Departamento de Ações Culturais, a estimativa da Prefeitura é receber um público de 5 mil pessoas durante toda a programação, eventos que acontecem em parques abertos e tem entrada franca. O encontro ainda reúne especialistas em mesas de debates, abordando inclusive a cultura estrangeira no Brasil, além de trazer exposição e exibição de filmes, e é voltado para promoção da cultura brasileira de raiz.

Isso porém não deverá impedir que a Prefeitura faça uma fusão do evento com o Festival Internacional de Folclore, que aconteceu uma semana antes do início deste (veja texto ao lado). De acordo com Mendonça, nos próximos anos é possível que haja uma dinamização entre ambos os eventos, já que esta é a primeira edição do Encontro de Culturas Populares e segue uma linha tênue ao Festival Internacional de Folclore.

No último 23 de agosto, o Encontro de Culturas Populares trouxe ainda um Espaço de Diálogo com artistas populares e representantes de colônias estrangeiras do ABC, na Câmara de Cultura Antonio Assumpção. Na programação, constam ainda apresentações com grupos de diferentes lugares do Brasil, e grupos representantes das colônias italiana, japonesa, espanhola e moçambicana, esta com a Cia. De Moçambique Família Feliciano, de dança africana que surgiu em 1936 com a vinda dos escravos para o trabalho de extração de ouro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend