Portugal em visita ao Pardinho

Por Adelina Guimarães
Para Mundo Lusíada 

Sérgio Vieira com o empresário Domingos dos Santos Pantaleão, fundador e presidente do “Rancho Folclórico Casa de Brunhosinho”. Foto: Adelina Guimarães.

Dia 18 de agosto aconteceu concorrida noite com atrações portuguesas no Centro Max Feffer – Cultura e Sustentabilidade, em Pardinho, interior de São Paulo.

O grupo “Rancho Folclórico Casa do Brunhosinho”, de São Paulo durante sua apresentação levou a plateia de mais de duzentas pessoas a fazer uma vibrante viagem de mais de uma hora por aldeias de Portugal, através da sonoridade das músicas lusitanas, do ritmo peculiar das danças típicas que exibiam costumes que vieram de antigas gerações.

Chamaram a atenção os músicos e seus instrumentos, crianças, jovens e mulheres o colorido dos trajes de festas, da lida no campo; os chapéus, saias, saiotes e aventais; os homens a caráter, com faixas e camisas com bordados típicos. E, o sempre presente estandarte da Casa, ostentado com orgulho.

Uma das fotos da exposição Janelas: encantos de Portugal, de Adelina Guimarães

Na ocasião o fundador do grupo, Domingos Pantaleão, empresário em Pardinho foi homenageado e, na oportunidade ofertou uma flâmula da Casa de Brunhosinho ao Sérgio Vieira, gestor do Centro de Cultura Max Feffer.

Em seguida ao show os presentes visitaram a exposição de fotos “Janelas: encantos de Portugal”, de minha autoria e, através das imagens fizeram outra viagem.  Desta feita por Lisboa, Évora, Óbidos, Monsaraz, Vila Moura, Tomar, Coimbra e Aveiro, cidades por onde andei e fotografei alguns dos encantos lusitanos: fachadas de casas, monumentos, igrejas e suas emblemáticas janelas.

Finalizo ressaltando a importância do Instituto Max Feffer que desenvolve e difunde a cultura da sustentabilidade em Pardinho e região e que permitiu mais essa noite cultural a todos os presentes que sempre prestigiam os eventos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend